Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar

O Banco de Arte Contemporânea Maria da Graça Carmona e Costa (BAC) inaugura, no próximo dia 20 de março, a sua primeira exposição, intitulada "Boa Viagem, Muitas Maravilhas". A mostra estará patente no Atelier-Museu Júlio Pomar, em Lisboa, até 22 de junho e apresentará espólios documentais e obras de diversos artistas, galerias e críticos de arte.
Com curadoria de Lígia Afonso, Marta Guerreiro e Rita Salgueiro, a exposição pretende explorar a relação entre documentos e obras de arte, demonstrando a diversidade de materiais preservados pelo BAC. O acervo inclui arquivos de personalidades como Alexandre Melo, Ana Vieira, António Palolo, Eduardo Nery, Pedro Morais, Graça Costa Cabral, João Pinharanda, José Luís Porfírio, Nuno de Siqueira e Teresa Magalhães, além de coleções de galerias como a Quadrum e Judite Dacruz.
A exposição contará ainda com obras de artistas de renome da arte contemporânea, como Ângelo de Sousa, Lourdes Castro, Júlio Pomar, Vieira da Silva, Mário Cesariny, Fernanda Fragateiro, Francisco Tropa e Christo. Também haverá um destaque especial para artistas emergentes, reforçando o compromisso do BAC com a divulgação e investigação da arte contemporânea portuguesa e internacional.
O Banco de Arte Contemporânea foi criado com o objetivo de preservar e divulgar espólios documentais de arte contemporânea, numa iniciativa coordenada pelo Atelier-Museu Júlio Pomar e pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC - Lisboa Cultura). A ideia surgiu a partir de uma proposta da galerista e colecionadora Maria Graça Carmona e Costa (1932-2024) à Câmara Municipal de Lisboa, com a intenção de salvaguardar arquivos artísticos e permitir o seu estudo por investigadores, académicos e profissionais do setor.
A diretora do Atelier-Museu Júlio Pomar, Sara Antónia Matos, destacou que o BAC pretende ser uma estrutura complementar aos museus, universidades e centros de documentação já existentes. Desde a sua criação, a instituição tem recebido diversos espólios, como os da artista plástica Ana Vieira (1940—2016) e da escultora Graça Costa Cabral (1939-2016).
A inauguração da exposição "Boa Viagem, Muitas Maravilhas" está marcada para as 18:00 do dia 20 de março, prometendo uma imersão na história e preservação da arte contemporânea em Portugal.
Foto: © António Jorge Silva / AMJP
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios