Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O artista português Bordalo II inaugura, no próximo dia 24 de maio, em Paris, a exposição “IRREVERSIBLE”, uma mostra que se define como “um manifesto visual” e que denuncia os excessos da sociedade e a degradação ambiental. O evento, com entrada gratuita, decorrerá na galeria Mathgoth, situada no 13.º bairro da capital francesa, e permanecerá patente até 28 de junho, podendo ser visitado de quinta-feira a domingo.
Na exposição, Bordalo II estreará uma nova série de obras intitulada “PROVOCS”, na qual interage com elementos urbanos e mobiliário, reutilizando objetos do quotidiano para oferecer uma perspetiva crítica e renovada sobre a sociedade. Segundo comunicado divulgado pelo agenciamento do artista, os objetos utilizados, habitualmente encontrados no espaço público, serão deslocados para um ambiente neutro, onde adquirirão novos significados. Com esta descontextualização, o artista pretende levar os visitantes a refletirem sobre os seus próprios comportamentos e perceções relativamente ao ambiente urbano e ao seu papel na sociedade.
A mostra incluirá ainda retratos de animais criados a partir de resíduos plásticos, numa representação das consequências da globalização na biodiversidade. Esta temática é uma constante no trabalho de Bordalo II, conhecido pelos seus “Big Trash Animals” (“Grandes Animais de Lixo”), esculturas que dão forma a animais através de materiais descartados pela sociedade, alertando para a sua destruição.
Artur Bordalo, nascido em Lisboa em 1987, iniciou a sua carreira artística no graffiti, evoluindo depois para a criação de esculturas feitas a partir de lixo e desperdícios, uma técnica que o tornou reconhecido internacionalmente. O seu trabalho pode ser encontrado em diversas cidades portuguesas, como Lisboa, Estarreja, Loures, Vila Nova de Gaia, Faro, Coimbra, Águeda e Covilhã, e em vários pontos do mundo.
“IRREVERSIBLE” promete ser uma experiência imersiva e provocadora, incentivando o público a refletir sobre as consequências das suas escolhas e sobre a urgência de repensar os padrões de consumo e desperdício na sociedade contemporânea.
Foto: © Bordalo II
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios