Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
A Câmara Municipal de Lisboa assegurou que o Cinema Império, emblemático edifício da cidade, não está em risco de desaparecer nem de perder a sua essência cultural. Em resposta às preocupações levantadas por várias entidades, incluindo a Academia Portuguesa de Cinema (APC), a autarquia esclareceu que a proposta aprovada na semana passada visa essencialmente legalizar alterações já realizadas e garantir a preservação de símbolos históricos do edifício.
“A proposta não coloca em causa a preservação cultural do Cinema Império e salvaguarda o futuro retorno à sua função primitiva”, garantiu a Câmara Municipal de Lisboa, numa nota enviada à agência Lusa.
As declarações surgem na sequência de críticas que apontam para uma alegada desclassificação do Cinema Império como equipamento cultural. Segundo a APC, a aprovação de um projeto para transformar o edifício em equipamento religioso, com valências como salas de atividades para crianças e jovens, poderá representar uma perda significativa para a memória cultural da cidade.
Em comunicado, a Academia alertou para “uma ameaça real e alarmante” que compara o possível desaparecimento do Cinema Império ao encerramento de outras icónicas salas de cinema lisboetas, como o Monumental ou o Éden.
Contudo, a autarquia frisou que o projeto em questão foi acompanhado pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), que deu parecer favorável com a condição de serem preservados elementos identitários. Entre estes, incluem-se as letras que encimavam a fachada, as esferas armilares das pilastras e vários acabamentos interiores, como pinturas murais, painéis cerâmicos e a boca de cena do palco.
A Câmara também sublinhou que o projeto é reversível, permitindo o regresso do edifício à sua função original enquanto espaço cultural.
Entretanto, cresce o apoio público à preservação do Cinema Império. Uma petição online que exige a manutenção do edifício como espaço cultural já recolheu 7.122 assinaturas até às 15h30 de hoje.
A polémica em torno do futuro do Cinema Império sublinha o debate contínuo sobre a preservação do património cultural de Lisboa e a sua adaptação às necessidades contemporâneas.
Foto: Cinema Império. ©Wikimedia Foundation
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios