Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
Os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Évora comprometeram-se esta terça-feira a honrar os compromissos financeiros da autarquia com a Capital Europeia da Cultura (CEC) Évora 2027, embora alguns admitam dificuldades em fazê-lo.
O tema esteve em debate no Convento de São Bento de Cástris, num encontro promovido pela rádio Diana FM e pela Associação Évora 2027, que juntou os sete candidatos à autarquia.
Segundo o livro de candidatura ('bidbook)', do total de 44,5 milhões de euros de financiamento público previstos para o evento, 10,5 milhões cabem à Câmara de Évora. Em maio, a presidente da Associação Évora 2027, Maria do Céu Ramos, já tinha alertado para a necessidade de a autarquia cumprir a sua parte, sob pena de pôr em causa a viabilidade do projeto.
João Oliveira, candidato da CDU, força política que lidera atualmente o executivo, sublinhou que “é preciso cumprir os compromissos que estão assumidos”, destacando que só assim a CEC poderá ser “o grande evento de transformação cultural da cidade e da região”.
Carlos Zorrinho, cabeça de lista do PS, afirmou que, caso seja eleito, a Câmara “assumirá os seus compromissos”, defendendo ainda que a autarquia deverá trabalhar em parceria com empreendedores e com o Governo, garantindo estar convencido que “o investimento ultrapassará os 10 milhões de euros”.
Pela coligação PSD/CDS-PP/PPM, Henrique Sim-Sim defendeu que a autarquia deve procurar “ir o mais longe possível” no financiamento, mas complementando o esforço municipal com outras fontes de receita.
A candidata do Movimento Cuidar de Évora, Florbela Fernandes, considerou que a autarquia “não dispõe, ponto final, dos 10 milhões de euros”, mas assegurou que dará prioridade à CEC, recorrendo a verbas da Cultura já existentes e procurando novos apoios, nomeadamente através da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
Pedro Ferreira, do Bloco de Esquerda, defendeu não só a manutenção do compromisso atual como o reforço da pressão sobre o Governo para garantir mais verbas. Já os candidatos da Iniciativa Liberal e do Chega, Ruben Miguéis, foram perentórios: o compromisso “tem de ser integralmente assumido”, mesmo reconhecendo as dificuldades financeiras.
O executivo municipal de Évora é atualmente composto por dois eleitos da CDU, dois do PS, dois do PSD e um do MCE. As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.
Foto: © Câmara Municipal de Évora
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios