Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT) entregou esta quinta-feira, em Torres Vedras, apoios financeiros a 78 entidades culturais não profissionalizadas da região, num total de 375 mil euros. O reforço da dotação, face ao ano anterior, permitiu alargar o número de beneficiários e apoiar projetos em diversas áreas artísticas e geográficas.
O programa ‘LVT+Cultura’ apoiou, em 2024, 62 instituições com um montante de 300 mil euros. Este ano, o número de entidades contempladas subiu para 78, refletindo um acréscimo do financiamento para 375 mil euros. A presidente da CCDRLVT, Teresa Almeida, explicou à agência Lusa que o reforço da verba visa “dar apoio a mais instituições” e destacou o impacto positivo da medida.
“É um resultado muito positivo, quer dizer que estes apoios são bem utilizados e permitem a concretização de muitos projetos”, afirmou, salientando que “estas instituições por vezes não têm esses recursos e este incentivo vai permitir colmatar algumas das insuficiências”.
Teresa Almeida sublinhou ainda que “mais do que um financiamento, é uma aposta na autonomia, criatividade e sustentabilidade das entidades culturais”.
Este ano, a CCDR LVT recebeu 125 candidaturas, tendo sido selecionadas 78 entidades, das quais 48 recebem o apoio pela primeira vez. A distribuição geográfica abrange as diversas sub-regiões: 33 da Grande Lisboa, 15 da Região Oeste, 11 do Médio Tejo, 11 da Península de Setúbal e 8 da Lezíria do Tejo.
Os concelhos com mais entidades apoiadas são Lisboa (14), Torres Vedras (7), Santarém (5), Caldas da Rainha (5), Mafra (5), Sesimbra (5) e Tomar (4).
Por tipologia, o programa distribui-se da seguinte forma:
33 projetos na vertente da criação/produção,
18 na programação/difusão,
12 na formação/capacitação,
10 na edição,
e 5 na comunicação/digitalização.
Em termos disciplinares, 36 projetos pertencem às artes performativas, 22 ao cruzamento disciplinar, 7 às artes visuais, 7 à área do livro e literatura, e 6 ao património cultural imaterial.
O programa ‘LVT+Cultura’ tem como objetivo dinamizar o tecido cultural não profissionalizado da região de Lisboa e Vale do Tejo, promovendo a diversidade e o acesso à cultura em diferentes territórios.
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios