Os Lisbon Players já têm largos anos de existência. Fale-nos de alguns dos marcos mais significativos desse percurso.
Os Lisbon Players estão no Estrela Hall desde 1947. Somos a companhia de teatro mais antiga de Lisboa e a segunda mais antiga de Portugal.
A estreia em Lisboa da peça Waiting for Godot de Samuel Becket aconteceu pela mão dos Lisbon Players (e recebeu a visita de dois agentes da PIDE que não perceberam palavra e "por ser num idioma estrangeiro" deram autorização para que a peça fosse levada a cena!).
Muitos nomes conhecidos das artes do espetáculo em Portugal passaram pelos Lisbon Players, e alguns começaram as suas carreiras nos palcos connosco. Por exemplo, Maya Booth, Victoria Guerra, Catarina Wallenstein e João Blumel, para referir apenas alguns dos mais recentes.
Mais alguns factos curiosos acerca da história dos Lisbon Players:
1962-64 Alain Oulman encena 4 produções com os Lisbon Players. Autores modernos, dificilmente encenados noutra sala: Obaldia, Ionesco, Albee, Pinter
1963 Teatro remodelado a custas dos Lisbon Players segundo traça do arquitecto Manuel Igrejas. Adquirem-se cadeiras ao Cinema São Jorge.
1964 Raul Solnado torna-se sócio dos Lisbon Players, proposto por Alain Oulman.
1965 A companhia Rey Colaço-Robles Monteiro acolhe-se temporariamente no Estrela Hall após o incêndio no Teatro Nacional Dona Maria II.
2013 Julho: A Câmara Municipal de Lisboa reconhece oficialmente o “elevado interesse cultural dos Lisbon Players à cidade de Lisboa.”
Quais as próximas produções que poderemos ver no Estrela Hall?
Journey's End de R. C. Sherriff, de 1 a 10 de Maio
Encenação e design: Jonathan Weightman
Pygmalion de George Bernard Shaw, de 5 a 22 de Junho
Encenação: Celia Williams, Design: Alexandra Bochmann
Quem pode participar nos vossos espectáculos, e o que deve fazer?
Toda a gente pode participar nas produções dos Lisbon Players. O único requisito é a capacidade para falar inglês…… e aparecer nas audições. Fazemos audições abertas para todos os nossos espectáculos e para se manterem a par das datas e horários dessas audições, basta visitar
o nosso website e/ou seguir-nos no
Facebook.
Como caracteriza o vosso público actual?
O nosso público é extremamente variado. Ao contrário do que se pensa, a maior parte do nosso público é português. Recebemos também muitos estudantes e grupos escolares, mas o que mais caracteriza o nosso público é uma grande heterogeneidade quer na idade, quer na nacionalidade.
Recebem algum apoio institucional?
Nenhum. A nossa única fonte de rendimento é a receita de bilheteira.
Os problemas recentes com a manutenção do Estrela Hall foram resolvidos?Infelizmente, não. Continuamos a fazer tudo o que podemos para continuarmos no edifício e vamos fazer obras de renovação tanto no interior como no exterior do mesmo durante o interregno de verão.