TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Coimbra será a anfitriã da Bienal Manifesta em 2028

Por

 

Pedro Mendes
4 de Agosto de 2025

Partilhar

Coimbra será a anfitriã da Bienal Manifesta em 2028

Portugal irá acolher a Bienal Manifesta pela primeira vez, com a cidade de Coimbra a ser a anfitriã em 2028. O anúncio foi feito hoje pelo Ministério da Cultura, Juventude e Desporto (MCJD).

A Manifesta, descrita como uma plataforma interdisciplinar e um fórum para criatividade, inovação e desenvolvimento, acontece a cada dois anos numa cidade europeia diferente desde 1996. A Anozero - Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra propôs uma edição colaborativa, e a sua candidatura foi bem-sucedida. A Ministra Margarida Balseiro Lopes destacou a "enorme relevância" da decisão, sublinhando que ela irá atrair para a cidade e para o país um grande evento cultural com retorno económico e potencial turístico comprovados.

O projeto apresentado à Manifesta destaca o Património Mundial da cidade e a importância da preservação da floresta como pontos fortes. A Bienal irá envolver as comunidades locais, encorajando o diálogo entre artistas, residentes, políticos e visitantes.

O investimento total previsto para o evento é de 8 milhões de euros, com 50% do valor a ser assegurado pelo Governo. Os restantes 50% serão responsabilidade de entidades locais, doadores e patrocinadores. Os trabalhos de preparação para a 17ª edição da Manifesta, em 2028, começarão no início de 2026. De acordo com a Ministra, trazer a Manifesta para Coimbra representa uma "oportunidade estratégica", demonstrando o compromisso do Governo com a cultura em todo o território nacional. A Ministra acrescentou ainda que a Bienal tem potencial para regeneração urbana com impactos duradouros, além de mobilizar e formar equipas nacionais.


Foto: Berio Molina, «Dislocación», 2022. Anozero‘24 O Fantasma da Liberdade. Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, Coimbra, Portugal. © Jorge das Neves/Anozero – Bienal de Coimbra

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Coimbra será a anfitriã da Bienal Manifesta em 2028

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Coimbra será a anfitriã da Bienal Manifesta em 2028
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile