Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar

O escritor franco-libanês Amin Maalouf vai receber, em maio, o Prémio Internacional de Convivência de Ceuta pelo seu percurso intelectual, literário e humanista, que constitui uma referência mundial a favor do diálogo intercultural, anunciou hoje fonte oficial.
Segundo a Fundação Prémio Convivência, entidade organizadora da distinção, o galardão será entregue a 14 de maio, no Teatro Auditório do Revellín, depois de ter sido aceite pelo escritor.
Amin Maalouf permanecerá vários dias em Ceuta para participar em diferentes iniciativas destinadas a divulgar a sua obra.
Nascido em Beirute, em 1949, no seio de uma família árabe cristã, Amin Maalouf viveu na encruzilhada de diversas tradições culturais, religiosas e linguísticas.
Após abandonar o Líbano devido à guerra civil, fixou-se em França, onde desenvolveu uma prolífica carreira como escritor, ensaísta e jornalista.
A sua obra, originalmente escrita em francês, foi traduzida para dezenas de línguas e tem sido reconhecida internacionalmente pela profundidade, sensibilidade e compromisso com os valores do humanismo.
O Prémio Convivência, que assinala a 20.ª edição, distingue pessoas ou instituições de qualquer país cujo trabalho tenha contribuído de forma exemplar para o reforço das relações humanas e para a promoção de valores como a justiça, a fraternidade, a paz, a liberdade, a igualdade e o acesso à cultura.
A distinção consiste numa escultura da artista Elena Laverón, natural de Ceuta, e num prémio pecuniário de 30.000 euros, sendo atribuída de dois em dois anos.
Na edição anterior, o prémio foi atribuído ao cantor e compositor catalão Joan Manuel Serrat, em reconhecimento pela sua “contribuição para a justiça e a igualdade como condição da convivência e da paz”.
Em Portugal, Amin Maalouf, autor, entre outras, das obras “Samarcanda” ou “As Cruzadas Vistas pelos Árabes”, tem mais de uma dezena de livros publicados.
Foto: © Wikimedia Commons
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios