TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Estreia em Sintra espetáculo que dá voz à poesia como forma de resistência

Por

 

Pedro Mendes
30 de Junho de 2025

Partilhar

Estreia em Sintra espetáculo que dá voz à poesia como forma de resistência

A RUGAS – Associação Cultural estreia no próximo dia 4 de julho o espetáculo Almada e os Negreiros, no FORNO Espaço Cultural, em Rio de Mouro. Em cena até 26 de julho, às sextas-feiras às 21h30 e sábados às 18h30, a peça propõe uma viagem sensorial e literária que atravessa séculos e fronteiras.

Mais do que uma homenagem a José de Almada Negreiros, figura incontornável do modernismo português, o espetáculo convida à reflexão sobre o papel da poesia e do artista como agente de resistência num mundo marcado por crises sociais, políticas e económicas.

Combinando poesia sonora, música ao vivo, paisagens sonoras gravadas e recital interpretado, Almada e os Negreiros reúne vozes inquietas como Konstantínos Kaváfis, Charles Baudelaire, Bertolt Brecht, Robert Graves, Adolfo Luxúria Canibal, Luís Vaz de Camões e Safo. Todos partilham o mesmo impulso criativo e de liberdade que desafia normas e dogmas.

No final de cada sessão, o público será convidado a participar num momento de conversa aberta com os artistas, promovendo o diálogo e o encontro em torno da arte e da palavra. Estão também previstas sessões especiais para escolas, numa iniciativa de formação de novos públicos.

A criação e interpretação estão a cargo de Patrícia Cairrão e Ricardo G. Santos, com música original e sonoplastia de Sofia Correia. O espetáculo é financiado pela Câmara Municipal de Sintra e conta com o apoio de diversas entidades culturais e de comunicação.

Foto: © RUGAS Sofia Correia / fotografias de ensaio Almada e os Negreiros

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Estreia em Sintra espetáculo que dá voz à poesia como forma de resistência

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Estreia em Sintra espetáculo que dá voz à poesia como forma de resistência
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile