Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
John Romão, programador e curador cultural com uma década de experiência à frente da bienal BoCA, assume esta terça-feira a direção artística de Évora – Capital Europeia da Cultura 2027. Numa cerimónia a decorrer no Mosteiro de São Bento de Cástris, Romão toma posse ao lado de Manuel Veiga, nomeado diretor executivo, ambos escolhidos em concursos internacionais e aprovados por unanimidade pela associação gestora do projeto.
Em declarações à agência Lusa, John Romão mostra-se confiante quanto ao futuro: “Desconheço as razões exatas que levaram ao atraso na abertura dos concursos, mas acho que estamos ainda muito a tempo de fazer um bom trabalho”. O novo diretor artístico destacou que quer reforçar os projetos já delineados no 'bid book' – o dossier de candidatura de Évora –, todos eles criações inéditas, e pretende abrir brevemente três concursos para completar a programação: um internacional, um regional e outro para festivais locais.
O foco de Romão passa por aplicar os valores que norteiam a BoCA – “inclusão, transdisciplinaridade, sinergia e criatividade” – ao contexto alentejano, considerando que o território pode ganhar “nova energia” com este impulso cultural. “Queremos tornar o Alentejo mais atrativo, cultural e socialmente, capaz de atrair novos públicos e residentes”, afirmou.
O responsável artístico entra em funções num momento em que a iniciativa Évora 2027 começa a ganhar novo fôlego após um período marcado por polémicas. A coordenadora da candidatura, Paula Mota Garcia, demitiu-se em outubro do ano passado, alegando falta de condições e atrasos na constituição da associação gestora, formalizada apenas em fevereiro de 2024. A nomeação de Maria do Céu Ramos para presidente da Associação Évora 2027 em dezembro visou estabilizar a direção do projeto, tendo esta reafirmado a legalidade e legitimidade do processo.
Romão, cujo contrato tem duração de três anos, renovável por mais um, preferiu não comentar diretamente as críticas ou atrasos, mas revelou que alguns dos programadores europeus que expressaram preocupação numa carta à Comissão Europeia “recuaram na posição”, admitindo alguma “precipitação e ansiedade”.
Antes de assumir o novo cargo, John Romão despede-se da BoCA com a programação da próxima edição já fechada. O evento, a decorrer entre 10 de setembro e 26 de outubro, irá realizar-se em Lisboa e, pela primeira vez, também em Madrid, envolvendo parceiros como o Museu do Prado, o Museu Thyssen e a Filmoteca Espanhola.
Com a nova missão em mãos, John Romão prepara-se agora para dar forma ao futuro cultural de Évora, afirmando que o tempo disponível até 2027 é suficiente para “desenvolver projetos ambiciosos e marcantes”.
Foto: © Bruno Simão
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios