Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
A Galeria Julio | Centro de Estudo Julio/Saúl Dias (Vila do Conde) acolheu a 3 de maio a inauguração do terceiro e último momento do ciclo expositivo “Palpitações Óticas / Três espasmos musculares”, uma iniciativa com curadoria de Juan Luis Toboso e colaboração de Cristina Grande, que articula a obra gráfica de Julio/Saúl Dias com a performance contemporânea.
A sessão de abertura contou com a presença do vereador da Cultura, Paulo Vasques, e foi assinalada com uma performance da coreógrafa Gaya de Medeiros. A apresentação cruzou referências do imaginário gráfico de Julio com o universo coreográfico de Pina Bausch e os ambientes satíricos de George Grosz, proporcionando uma leitura cénica que uniu corpo, gesto e crítica social.
Este terceiro momento expositivo reúne cerca de 40 desenhos de Julio, realizados sobretudo nas décadas de 1920 e 1930. Executadas a tinta da china sobre papel, as obras apresentam uma expressividade marcada pelo traço rápido e incisivo, em cenas que retratam o quotidiano da boémia urbana — cafés, teatros, prostíbulos — povoadas por figuras caricaturais e ambientes impregnados de teatralidade, marginalidade e ironia. Destaque ainda para a obra em óleo Noturno (1929), peça emblemática do artista que integrou a exposição internacional “Pessoa. Toda a arte é uma forma de literatura”, no Museu Reina Sofia, em Madrid, em 2018.
Segundo Juan Luis Toboso, a exposição pretende criar “uma conexão temporal entre os desenhos de Julio ligados a representações da boémia, cafés, pessoas e personagens, burocratas, prostitutas e algumas relações com os ambientes boémios e noturnos dos cafés na Alemanha dos anos 20, 30, 40.”
O ciclo contou anteriormente com participações das artistas Sónia Baptista e Carla Cruz, encerrando agora com esta proposta que reforça o diálogo entre o legado de Julio e a arte performativa contemporânea.
A exposição pode ser visitada até 29 de junho, de terça a domingo entre as 10h00 e as 18h00 (último acesso às 17h15), com pausa aos sábados e domingos entre as 13h00 e as 14h30. A entrada tem o custo de 2 euros, sendo gratuita aos domingos de manhã. Estão ainda previstas uma visita orientada e o lançamento de um catálogo sobre o ciclo.
Foto: © Arquivo Municipal de Vila do Conde
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios