Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
A Feira do Livro do Porto regressa aos Jardins do Palácio de Cristal entre 22 de agosto e 7 de setembro, numa edição que homenageia Sérgio Godinho, músico e escritor considerado “um dos mais importantes autores portugueses da atualidade”.
A homenagem, que abrange tanto a obra musical como a ficcional e poética do artista, é o eixo central da programação deste ano, que reúne literatura, música, cinema, artes plásticas, spoken word e outras expressões artísticas.
Durante 17 dias, o certame contará com 113 editoras, livreiros e alfarrabistas, distribuídos por 130 pavilhões, e uma agenda repleta de atividades, incluindo concertos, cinema, conversas, oficinas, jogos e exposições.
Logo no primeiro dia, a ilustradora Mariana, a miserável, apresenta a intervenção mural “A Minhoca”, inspirada na canção “Lá Isso É” (1978). Segue-se o concerto de abertura, “E o coração que o conte/quantas vezes já bateu pra nada”, na Concha Acústica, com curadoria de Tiago Andrade e Bruno Rocha, e a exibição de “Estilhaços”, espetáculo de Adolfo Luxúria Canibal, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
No dia 23, Sérgio Godinho será homenageado com a atribuição simbólica de uma tília, na Avenida das Tílias, seguida de uma sessão intitulada “Sérgio sobre o Porto”, que contará com a participação do músico, Rui Moreira, João Gobern e Francisco José Viegas.
A programação de cinema inclui títulos como Era uma vez no Apocalipse, de Tiago Pimentel, com Sérgio Godinho, Kilas, o mau da fita, de Fernando Lopes, Nós por cá todos bem e ainda Jules et Jim, de François Truffaut, entre outros.
A música terá também um papel central, com concertos de Manel Cruz, Márcia, Três Tristes Tigres, Lula Pena, Napa e, a encerrar a feira, Sérgio Godinho & Os Assessores, acompanhados por Manuela Azevedo, num espetáculo que acontece uma semana depois de o músico celebrar 80 anos.
Entre as conversas temáticas programadas, destacam-se encontros com nomes como Luísa Sobral, António Brito Guterres e Lídia Jorge. A cooperativa Frenesim dinamizará ainda o projeto coletivo “Maré Alta – Coro instantâneo do Porto”, que junta vozes da cidade num espetáculo nos dias 6 e 7 de setembro.
O coordenador da programação, João Gesta, descreve esta edição como “um festival literário contagiante, assente numa programação rica, vibrante e diversa”, sublinhando que a feira será “um exercício de libertação, uma festa da palavra onde caiba o mundo inteiro”.
Já Francisco José Viegas, comissário da homenagem, destacou o simbolismo da tília com versos de Sérgio Godinho e assinalou ainda o lançamento do novo livro de contos do autor, Como se não houvesse amanhã.
Foto: © Guilherme Costa Oliveira | Ágora
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios