TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Festival materiais diversos regressa em outubro a Alcanena e Minde

Por

 

Pedro Mendes
10 de Setembro de 2025

Partilhar

Festival materiais diversos regressa em outubro a Alcanena e Minde

De 3 a 12 de outubro de 2025, Alcanena e Minde acolhem a 13.ª edição do festival materiais diversos (fmd), um encontro que volta a afirmar-se como espaço de experimentação, debate e celebração das artes performativas. Durante dez dias, o festival apresenta 30 propostas, entre dança, performance, música, conversas, caminhadas, atividades para famílias e momentos de formação.

O programa inclui duas estreias absolutas — Sofreh-e del – Spread of the Heart (A Mesa do Coração), de Rebecca Moradalizadeh, com envolvimento da comunidade local, e Bombazine em Agosto, de Francisca Poças, projeto vencedor do apoio à criação regional Fios do Meio. Entre as seis estreias nacionais, destacam-se obras de Carolina Cifras, Chara Kotsali, Fanny Brouyaux, nyamnyam e Stanley Ollivier. Artistas como Gaya de Medeiros, La Chachi, Sara Anjo, Sofia Dias & Vítor Roriz e Vânia Rovisco também integram a programação, a que se juntam os concertos de A SUL e Líquen, em parceria com o Festival Bons Sons.

Para além dos espetáculos, o ciclo “Matérias do Agora” propõe conversas sobre sustentabilidade, inclusão, tradição, identidade e jornalismo em tempos de populismo, co-curadas com jovens da região. Haverá ainda uma visita guiada à Lapa da Cerejeira, a apresentação do livro Linhas de Tensão. Arte, Dança e Ecologia de Daniel Tércio, atividades para famílias com o projeto Traquinar, festas com DJ sets e o seminário “FUTURA – Práticas Curatoriais para a Transformação”.

Esta edição marca a transição entre a curadoria de Elisabete Paiva e a nova direção artística de Cristina Planas Leitão, que sublinha: “Preservamos proximidade, afeto, resistência e a força de uma programação comprometida, conectando artistas e públicos de forma ativa e intensa. Apesar das incertezas, estamos aqui com convicção: venham, conversem, pensem e imaginem o futuro connosco.”

Com artistas de nove nacionalidades, o fmd ocupará múltiplos espaços de Alcanena e Minde, reforçando a sua ligação ao território e à natureza, ao mesmo tempo que se mantém aberto às práticas globais.

Desde 2009, o festival materiais diversos tem sido um polo de criação, descentralização e experimentação artística, afirmando-se hoje como uma plataforma singular no panorama cultural português.

Mais informações: www.2025.materiaisdiversos.com

Foto: La Chachi © Ésdansa

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Festival materiais diversos regressa em outubro a Alcanena e Minde

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Parceiros

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Festival materiais diversos regressa em outubro a Alcanena e Minde
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile