Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
A 18.ª edição do WEST COAST – Festival de Música Antiga de Oeiras decorre de 18 de outubro a 14 de novembro, com uma programação que celebra o compositor Francisco António de Almeida (1703–1754) e o Ano Camões, oferecendo concertos, masterclasses e conversas em vários espaços do concelho.
A edição de 2025 abre a 18 de outubro, na Biblioteca Municipal de Oeiras, com uma conferência de Onésimo Teotónio de Almeida, um dos mais reconhecidos pensadores sobre a cultura portuguesa e o período renascentista.
A música de Francisco António de Almeida, figura central da criação musical portuguesa do século XVIII, marca o início e o encerramento do festival. O concerto inaugural, na Igreja de São Romão de Carnaxide, apresentará a sua polifonia vocal religiosa, enquanto o concerto de encerramento, a 14 de novembro, na Igreja Matriz de Oeiras, revelará árias em primeira audição moderna, transcritas pelo musicólogo João Janeiro. Estas obras terão sido compostas durante uma provável visita do autor à corte de Dresden, então um dos mais prestigiados centros musicais europeus.
O programa inclui ainda a atuação do ensemble belga Graindelavoix, dirigido por Björn Schmelzer, que apresentará Ex-Nihilo, um concerto dedicado à polifonia portuguesa renascentista, a 24 de outubro, na Igreja de São Romão. No mesmo local, o espetáculo Música para Ministriles, por Miguel del Barco (órgão) e Manuel Pascual (corneta), recupera a sonoridade popular e dançante dos menestréis.
A 7 de novembro, o festival propõe uma viagem musical à Dresden do século XVIII, com Alfonso Sebastián (cravo) e Andoni Mercero (violino), num programa centrado nas Sonatas de Bach e na produção da Escola de Dresden.
Para além dos concertos, o WEST COAST 2025 promove masterclasses com os intérpretes convidados, uma conversa com Björn Schmelzer (25 de outubro, Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, Linda-a-Velha) e uma visita guiada ao órgão histórico da Igreja de São Romão, ambas de entrada livre.
Organizado pela MAAC – Música Antiga Associação Cultural, o festival dá continuidade à missão de divulgar o património musical português. Fundada em 2010, a MAAC tem desenvolvido projetos editoriais, concertos e ações de formação, dando seguimento ao trabalho iniciado por João Janeiro em 1986, em Portugal e no estrangeiro.
Foto: Graindelavoix
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios