TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Governo quer saber que espaços podem ser adaptados para sala de cinema

Por

 

LUSA
20 de Fevereiro de 2026

Partilhar

Governo quer saber que espaços podem ser adaptados para sala de cinema

O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto vai fazer um levantamento de espaços existentes no país que possam ser adaptados para exibição cinematográfica e quer capacitar mais pessoas para programarem cinema, anunciou a ministra Margarida Balseiro Lopes.


Numa sessão pública, em Lisboa, “de auscultação sobre a exibição cinematográfica em Portugal”, Margarida Balseiro Lopes disse que quer fazer um mapeamento de espaços existentes, para reforçar a rede de salas de cinema, sobretudo nos concelhos “em que a oferta é mais escassa”.


“Queremos valorizar os equipamentos existentes e que não fique na dinâmica dos grandes centros urbanos”, disse.


Na mesma sessão, o diretor-geral das Artes, Américo Rodrigues, disse que 73 dos 103 auditórios da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) têm equipamento atualizado para exibição de cinema, obtido no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência, e 81 têm programação de cinema.


Também 22 equipamentos credenciados da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea “tiveram apoio para equipamentos de projeção digital de cinema […] sempre com programadores e mediadores”.


Margarida Balseiro Lopes sublinhou a importância da figura do programador de cinema, anunciando, para o terceiro trimestre deste ano, um programa de capacitação de programadores, “com foco especial junto das equipas dos técnicos municipais”.


Esta formação, cuja primeira fase de candidaturas será aberta até o final do segundo trimestre, até junho, vai ser assegurada pelo Instituto do Cinema e Audiovisual, pela Cinemateca, pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais e em estreita colaboração com a Direção-Geral das Artes, “e privilegiando os espaços que integram” a RTCP, disse a ministra.


O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto quer ainda vai promover, até ao final do segundo trimestre, um estudo sobre a relação dos portugueses com o cinema, e reforçar os meios de ação do Plano Nacional de Cinema, embora não tenha especificado quais.


O panorama da exibição de cinema comercial em ‘multiplex’, dentro de centros comerciais, tem em 2026 uma reconfiguração diferente, pelo encerramento das salas Cineplace, alvo de um processo de insolvência, e também algumas da NOS Lusomundo Cinemas, que é líder no mercado.


Há ainda o caso do Arrábida Shopping, em Vila Nova de Gaia, o maior complexo de cinema do país, explorado pela exibidora UCI, que foi autorizado a desafetar a atividade cinematográfica em nove das 20 salas.


De acordo com os dados mais recentes do ICA, a exibição de cinema em janeiro contava com 450 salas, o que significou menos 112 salas face a 2025.


Com o encerramento de salas ocorrido nos últimos meses, há cinco capitais de distrito sem exibição comercial regular de cinema: Beja, Bragança, Guarda, Portalegre e Viana do Castelo.


Em 2025, as salas de cinema registaram cerca de 10,8 milhões de espectadores, o que representa o valor mais baixo de audiência desde 2004, excetuando-se os anos da pandemia da covid-19 (2020-2022).


Em novembro passado, na sequência de encerramento de salas e pedidos de desafetação de atividade de cinema, a ministra da Cultura, Juventude e Desporto anunciou no parlamento a criação de um grupo de trabalho.


De acordo com a ministra da Cultura, esse grupo de trabalho, do qual fazem parte o ICA e a Inspeção-Geral das Atividades Culturais, terá um relatório de conclusões em março.



Foto: © Geoffrey Moffett | Unsplash

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Governo quer saber que espaços podem ser adaptados para sala de cinema

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Governo quer saber que espaços podem ser adaptados para sala de cinema
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile