Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O Grupo Alves Ribeiro foi o vencedor do concurso internacional para a construção de um hotel de luxo, apartamentos turísticos e áreas comerciais no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. A decisão foi anunciada hoje pela Fundação CCB, que revelou que o contrato deverá ser assinado no início do próximo ano, com a conclusão do projeto prevista para 2028.
O projeto, designado CCB New Development 2023, prevê um investimento de cerca de 80 milhões de euros e a concessão do direito de superfície dos terrenos por 65 anos, com possibilidade de extensão até 75 anos. Este desenvolvimento inclui a construção de uma unidade hoteleira com 161 quartos duplos, um aparthotel com 126 unidades, e um centro comercial.
A subcessão dos terrenos permitirá à Fundação CCB diversificar as suas receitas, contribuindo para a sustentabilidade financeira da instituição e o reforço da sua missão cultural. “Este projeto é estratégico e essencial para a vida da Fundação, criando uma nova centralidade em Lisboa que atrairá residentes e turistas para a zona monumental de Belém-Ajuda”, destacou Madalena Reis, administradora da Fundação CCB.
O concurso, relançado em outubro de 2023 após um primeiro procedimento frustrado devido à pandemia, recebeu propostas do Grupo Alves Ribeiro e do Grupo Pestana. O critério de seleção teve em conta a proposta economicamente mais vantajosa, com 65% de peso atribuído ao valor da renda proposta e 35% à qualidade técnica do projeto.
Com um total de 20.000 metros quadrados de área a ser construída, o desenvolvimento visa concluir o projeto original dos arquitetos Vittorio Gregotti e Manuel Salgado/Atelier Risco, inaugurado em 1993, mas com os Módulos 4 e 5 por realizar até agora.
A concretização deste projeto será um marco para o CCB, reforçando a sua posição como polo cultural e turístico em Lisboa, ao mesmo tempo que aumenta a oferta de serviços na área. A administração sublinha que as futuras receitas irão alavancar a qualidade da programação cultural e a sustentabilidade da Fundação.
Este desenvolvimento surge numa altura em que a Fundação CCB procura adaptar-se a novas exigências financeiras e recuperar do impacto da pandemia, dando continuidade ao seu compromisso com a criação e a difusão cultural.
Foto: © CCB
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios