Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
Entre os dias 6 e 9 de maio de 2026, Guimarães será o epicentro da dança contemporânea emergente europeia ao receber a 15.ª edição do Spring Forward Festival, promovido pela plataforma Aerowaves – a mais importante rede europeia de apoio a jovens coreógrafos. O evento, que pela primeira vez se realiza em Portugal, terá como entidade coorganizadora A Oficina, através do Centro Cultural Vila Flor, parceiro nacional da rede, em colaboração com O Espaço do Tempo.
A edição de 2026 será particularmente simbólica, uma vez que coincidirá com a celebração dos 30 anos da Aerowaves e com o ano em que Guimarães assume o título de Capital Verde Europeia. Durante quatro dias, a cidade acolherá centenas de artistas, coreógrafos e programadores culturais de toda a Europa e de fora dela, num encontro internacional dedicado à criação artística em dança contemporânea.
Criada em 1996, a Aerowaves promove a descoberta e circulação internacional de novos talentos da dança na Europa. Atualmente com 46 membros em 34 países, a plataforma, cofinanciada pela União Europeia, identifica e apoia anualmente os trabalhos mais promissores de jovens criadores, proporcionando-lhes oportunidades de difusão em festivais e eventos parceiros.
O Spring Forward surgiu em 2011 como resposta às dificuldades enfrentadas por artistas emergentes num contexto económico adverso. Desde então, tem viajado por várias cidades europeias, promovendo encontros, colaborações e novas apresentações. Em 2026, Guimarães será o palco desta dinâmica europeia, que reforça a cidade como um centro cultural de referência.
A seleção dos vinte espetáculos que integrarão o programa será decidida em outubro deste ano, durante a reunião anual da Aerowaves em Budapeste. Entre os artistas portugueses já beneficiados pelo apoio da rede destacam-se nomes como Catarina Miranda, Gaya de Medeiros, Marco da Silva Ferreira, Jonas & Lander ou Sofia Dias & Vítor Roriz, cujas obras têm ecoado tanto em Portugal como além-fronteiras.
Nos últimos anos, Guimarães tem já acolhido diversos projetos ligados à Aerowaves, muitos dos quais integrados no GUIdance – Festival Internacional de Dança Contemporânea, consolidando uma relação de proximidade com a rede e os seus criadores. A edição de 2026 do Spring Forward promete, assim, uma celebração vibrante da dança contemporânea, afirmando Guimarães como uma cidade aberta ao futuro, à cultura e à sustentabilidade.
Foto: Anúncio público da nomeação de Guimarães (PT)
Spring Forward 2025, Gorizia and Nova Gorica (IT/SI) © direitos reservados
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios