TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Artigos

Ler: é já um hábito?

8 de Outubro de 2013

Partilhar

Ler: é já um hábito?

booksOs hábitos de leitura têm sido, sem dúvida, um assunto de muita discussão em Portugal.


Uma coisa é certa: muitos factores têm influenciado a sua alteração nos últimos anos. A questão é se estes se têm alterado para melhor ou para pior.


Há quem considere que promover a leitura é já uma guerra em vão contra as novas tecnologias que enfraquecem os hábitos culturais de modo subtil. É cada vez mais difícil competir com a internet, a televisão, os video-jogos e conquistar os mais jovens para a prática da leitura.


No entanto,não podemos negar uma evolução nos hábitos de leitura nas últimas décadas, proporcionadas pelo lançamento de novas iniciativas culturais como feiras do livro, debates com autores, novas bibliotecas e até o aumento da escolaridade dos cidadãos.


É certo que os hábitos das pessoas que já tinham um gosto pela leitura ganharam espaços e novos meios para se intensificarem nos últimos anos. A tecnologia tem procurado facilitar a leitura através de e-books. As feiras do livro estão mais dinâmicas a apostar na sua programação e proporcionam cada vez mais um contacto mais próximo entre o leitor e o autor. O lançamento de eventos, revistas e jornais de teor literário têm alimentado o gosto pelos livros e dado espaço a novos escritores e novos géneros de escrita.


Um bom exemplo desta a evolução é a chegada da famosa revista Granta a Portugal, em Maio deste ano, uma revista com edições em vários países que se caracteriza pelo seu carácter literário sendo composta por textos de todo o género, seja poesia, ensaio, ficção, etc. Esta publicação semestral prima pela importância dada à qualidade, à forma e ao talento presente na peça escrita, trazendo inéditos de autores já conhecidos mas também dando espaço a novos autores.


O importante será então direccionar esta evolução para os mais jovens, procurando que também eles encontrem na leitura uma fuga para novos mundos, um desbravar de novos horizontes e novas descobertas. Para isso, que se aposte num Plano Nacional de Leitura actual e dirigido a todo o tipo de pessoas, com gostos e vidas diferentes, para que encontrem na leitura algo com que se identifiquem e para que deixem de olhar para a literatura como algo indecifrável e desinteressante.


Artigo por Sara Rodrigues da Costa

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Ler: é já um hábito?

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Ler: é já um hábito?
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile