TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Entrevistas

LPStudio - Entrevista

3 de Setembro de 2013

Partilhar

LPStudio - Entrevista
Lara Pereira é natural de Aveiro, aí começou a dançar. Formou-se em Dança em Londres na Rambert School - Brunel University. Depois de vários anos em Londres e na Escócia, regressa a Portugal para realizar o sonho de abrir uma escola de dança na sua cidade. Dançou com a National Youth Dance Company, Scottish Dance Theatre, Companhia Instável, Companhia Nós da Dança, X-Factor Dance Company e Errol White Dance Company

LP_studio(Romeu Bio)Como foi o regresso duma cidade muito grande e onde tudo acontece, para Aveiro, uma cidade pequena, calma e com menos oferta cultural?
A minha ideia sempre foi sair para aprender, evoluir, para depois voltar para Aveiro e desenvolver a Dança Contemporânea numa cidade onde o Ballet Clássico era a referência. De início nem era para ficar fora tantos anos mas as oportunidades foram aparecendo e fui adiando o meu regresso. Por isso não foi tão difícil voltar, o “sonho” incluía voltar e ter o meu próprio espaço de dança. Senti falta da oferta cultural, isso sim, falta de ter de escolher o que queria ver porque não dava para assistir a tudo.

Começaste com o grupo LPmovimento e daí cresceu o LPstudio. Fala-nos destes dois projectos.
Estes dois projetos nasceram lado a lado, a vontade de dançar, criar e ensinar sempre andaram de mãos dadas. O LPstudio (estúdio de dança) deu-me a oportunidade de passar conhecimento e a paixão da dança a várias faixas etárias, está a fazer-me crescer como professora. Teve início em 2007 num pequeno espaço mas com o crescimento do número de alunos, rapidamente houve necessidade de instalações maiores e melhor equipadas. Em 2010 inaugurámos as atuais instalações, com várias salas onde decorrem aulas de Dança Contemporânea e Hip Hop, para crianças, jovens e adultos, Pilates e outras como Yoga, Danças de Salão e Workshops. A nossa intenção é alargar a oferta a mais artes performativas.
O LPmovimento (grupo de dança contemporânea) nasceu em 2006.  Deu-me asas para experimentar, pesquisar, coreografar, dançar e dar também oportunidade a bailarinos de Aveiro dançar. Apresentámos a primeira peça “Sep7em” em 2007 e desde então outras se seguiram como Frame It, Kubik, Kubíkulo, Equilíbrio Instável, T4 e Volátil já em 2013, apresentadas em Aveiro e outras localidades.
Regularmente o LPmovimento cria e apresenta atividades em conjunto com algumas escolas da região. Continuamos a quer chegar ao público jovem onde a Dança Contemporânea nem sempre é conhecida.

Quais as vantagens e desvantagens de gerir uma escola fora dos grandes meios urbanos de Lisboa e Porto?
Apesar de Aveiro ser uma cidade pequena, temos bastante público para as diferentes áreas e escolas de dança. Uma das desvantagens e a mais forte no meu ponto de vista, é a falta de uma agenda diversificada de espetáculos de dança. Penso que para os nossos alunos é importante que o seu leque de conhecimento aumente, se tornem críticos, com opinião e se inspirem! Uma vantagem, talvez o facto de quando apresentamos um trabalho coerente e com qualidade, conseguimos ganhar notoriedade no meio mais rapidamente e um público fiel.

Sentes que estás a contribuir para a formação de novos bailarinos, de novos públicos e oferta culta cultural em Aveiro?
Sim, sem dúvida! Este era um dos meus grandes objetivos e julgo que o estou a cumprir. Tenho alguns alunos que já pensam levar a dança mais a sério nas suas vidas, querem um treino mais intenso e talvez uma carreira profissional. Como grupo, conseguimos criar um público que tem vindo a seguir o nosso trabalho ao longo destes anos e isto é muito gratificante.

Quais os projectos futuros para o LPmovimento e LPstudio?
Como LPstudio, desejo continuar a crescer, a dar um ensino de qualidade, ter mais alunos com vontade de serem bailarinos e proporcionar todo o apoio. Como LPmovimento, queremos continuar a criar dança de qualidade, espetáculos estimulantes para o público e oportunidades para bailarinos mas para isso temos uma necessidade urgente de conseguir apoios técnicos e financeiros, porque até agora e ultimamente, foi quase tudo feito com investimento e esforço próprio.

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

LPStudio - Entrevista

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

LPStudio - Entrevista
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile