Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O projeto “TOSHiiB4”, da jovem criadora Luísa Guerra, foi o grande vencedor da 8.ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, anunciou ontem a organização da iniciativa, que visa apoiar a produção de espetáculos de artistas emergentes a residir em Portugal.
A proposta de Luísa Guerra distingue-se pela abordagem inovadora à sexualidade na era digital, através de uma criação artística que cruza não-ficção e fantasia. Segundo os organizadores, o espetáculo parte de uma “pijama party” entre três amigas, num cenário de quarto ‘oversized’, e levanta a provocadora questão: “É mais íntimo convidar alguém para o nosso quarto ou dar-lhe a palavra-passe do nosso computador?”
O projeto reflete sobre infância, adolescência e educação sexual convencional, integrando referências biográficas da própria autora e das suas cocriadoras, bem como textos de autoras feministas, transfeministas e não-binárias.
Nascida em 2003, em Santa Maria da Feira, Luísa Guerra formou-se na Academia Contemporânea do Espetáculo, no Porto. Estreou-se como criadora em 2021 com o solo “Eu falo de quem fala de quem fala que estou só” e apresentou em 2023 o espetáculo “Mal a Cheiraste”.
A Bolsa Amélia Rey Colaço é promovida por um consórcio formado pela Oficina/Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo) e Teatro Viriato (Viseu), tendo como missão o incentivo à criação artística contemporânea.
Nesta edição, foram recebidas 71 candidaturas, avaliadas por um júri composto por representantes das quatro instituições parceiras. O prémio atribuído contempla um apoio financeiro no valor de 24 mil euros, residências artísticas e a possibilidade de apresentação do espetáculo nos quatro teatros envolvidos.
O anúncio do projeto vencedor coincidiu com a estreia absoluta de “Corre, bebé!”, de Ary Zara e Gaya de Medeiros, vencedores da edição anterior da Bolsa, no Centro Cultural Vila Flor, no âmbito dos Festivais Gil Vicente.
Foto: © Luísa Guerra
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios