Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O lendário bailarino e coreógrafo Mikhail Baryshnikov apelou hoje à reflexão individual e destacou o poder transformador da arte, numa mensagem emotiva para assinalar o Dia Mundial da Dança, que este ano se celebra num contexto marcado por guerras, instabilidade política e injustiças sociais.
“Especialmente agora – quando centenas de milhares de pessoas enfrentam a guerra, navegam em convulsões políticas e protestam contra a injustiça – a reflexão honesta é vital”, escreveu o artista na mensagem oficial divulgada pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI). Através das palavras de Baryshnikov, a dança surge como um instrumento capaz de “expressar o indizível”, revelando “a alegria, dor e fragilidade humanas”.
Com uma carreira de mais de cinco décadas, marcada por colaborações com figuras como George Balanchine e Jerome Robbins, Baryshnikov sublinha que, mesmo sob o peso das crises globais, a arte mantém o seu papel essencial. “Tem o poder de inspirar bondade, despertar empatia e fomentar a vontade de curar em vez de ferir”, afirma o artista nascido na Letónia e residente em Nova Iorque desde os anos 1970.
A mensagem, que convida cada indivíduo a questionar “Onde está a minha verdade? Como é que me honro a mim próprio e à minha comunidade? A quem é que eu respondo?”, integra-se nas celebrações de um dia instituído pela UNESCO em 1982 para homenagear Jean-Georges Noverre, considerado o pai da dança moderna.
Em Portugal, as comemorações do Dia Mundial da Dança estendem-se por todo o território, com iniciativas em teatros, ruas e plataformas digitais. Este ano, a Companhia Nacional de Bailado (CNB) inaugura o projeto “CNB em direto”, transmitindo ao vivo o espetáculo “Coppélia” a partir do Teatro Camões, em Lisboa, para mais de 30 equipamentos culturais no país.
Apesar do apagão nacional registado ontem, a transmissão mantém-se agendada para as 20:00, conforme confirmado à agência Lusa por fonte da CNB. A única atividade adiada foi uma sessão do Programa de Desenvolvimento de Talento, no Porto.
Para o diretor da CNB, Fernando Duarte, a efeméride é também uma afirmação de liberdade e de criação artística. “Celebramos a dança como um ato profundo de liberdade e de proximidade entre artistas e fruidores desta singular expressão artística”, declarou numa mensagem publicada no site da companhia.
O programa completo das atividades pode ser consultado em www.cnb.pt.
Foto: Bailado "Coppélia" © Graça Bilelo, 2025 CNB
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios