TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

MoMA de Nova Iorque apresenta retrospetiva dedicada a João César Monteiro

Por

 

LUSA
13 de Outubro de 2025

Partilhar

MoMA de Nova Iorque apresenta retrospetiva dedicada a João César Monteiro

Quase toda a filmografia do realizador português João César Monteiro vai ser exibida, a partir de quinta-feira, numa retrospetiva no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), intitulada “Sinfonias de um libertino”.

“Um libertino, um santo herege, um iconoclasta ocupa o coração de Nova Iorque com filmes que continuam a interpelar, desconcertar e iluminar”, refere a produtora Leopardo Filmes, de Paulo Branco, que produziu ou distribuiu a maioria dos filmes de João César Monteiro, em nota de imprensa.

O cinema de João César Monteiro (1939–2003) estará no MoMA até 06 de novembro, abrangendo praticamente todos os filmes, como “Recordações da Casa Amarela” (1989), “A Comédia de Deus” (1995) , ambos premiados em Veneza, “As Bodas de Deus” (1999), “Silvestre” (1981) e “Quem Espera por Sapatos de Defunto Morre Descalço” (1970).

A retrospetiva inclui ainda “Branca de Neve” (2000), “a maior provocação” de João César Monteiro, numa adaptação do “anti-conto de fadas de Robert Walser, composto principalmente por imagens em preto e branco e vozes”, refere o MoMA na apresentação deste ciclo.

Os filmes vão ser exibidos em novas cópias restauradas e está prevista a publicação de um livro com traduções de textos e entrevistas de João César Monteiro.

Protagonista de muitos dos filmes que fez, João César Monteiro terá sido o mais inclassificável dos realizadores do cinema português, um “verdadeiro libertino”, como descreve o MoMA, que “subverteu tendências e definições numa obra que, na linha de Erich von Stroheim, se concentra nos mistérios pervertidos do prazer, da decadência e da tradução poética do sublime para a arte”.

A retrospetiva no MoMA foi organizada por Francisco Valente, crítico de cinema, realizador e programador, assistente de curadoria do Departamento de Cinema do MoMA, envolvendo a Cinemateca Portuguesa, o produtor Paulo Branco e a família do realizador.

Foto: © Por Gorup de Besanez - Obra do próprio

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

MoMA de Nova Iorque apresenta retrospetiva dedicada a João César Monteiro

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

MoMA de Nova Iorque apresenta retrospetiva dedicada a João César Monteiro
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile