TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Morreu Mário Martins, produtor que marcou a música portuguesa

Por

 

COFFEEPASTE
14 de Agosto de 2025

Partilhar

Morreu Mário Martins, produtor que marcou a música portuguesa

O produtor discográfico Mário Martins, figura incontornável da música portuguesa e responsável por lançar e apoiar alguns dos maiores nomes da canção nacional, morreu hoje, em Lisboa, aos 90 anos. A notícia foi confirmada pela Casa do Artista, onde residia.

José Cid, um dos muitos artistas cuja carreira foi impulsionada por Mário Martins, recordou-o como “fulcral” para a música portuguesa e para a sua vida artística. “Foi incondicional comigo e com muitos colegas. Nos anos 1960, eu tinha a maior dificuldade em entrar em qualquer editora, e foi ele quem me abriu as portas da Valentim de Carvalho, colocando-me até num lugar prioritário”, contou à Lusa.

Ao longo de cerca de três décadas, Mário Martins dirigiu o departamento de Artistas e Reportório (A&R) da Valentim de Carvalho, onde entrou em 1966, convidado por João Belchior Viegas. Foi determinante para dar a conhecer nomes como Carlos Paião, Marco Paulo, Rui Veloso e António Variações, e trabalhou com figuras de referência como Amália Rodrigues, Simone de Oliveira, Frei Hermano da Câmara, Luís Goes, Jorge Palma ou Fafá de Belém.

Martins foi também responsável por momentos marcantes, como a gravação por Amália, em 1982, de “O Senhor Extraterrestre”, de Carlos Paião. Descrito como culto, inteligente e por vezes “divertidamente sarcástico”, cultivou amizades duradouras com vários artistas, incluindo Maria Germana Tânger, José Alberto Reis e o próprio José Cid.

Fora do universo discográfico, trabalhou em televisão, colaborando com Teresa Guilherme e José Nuno Martins, e criou e apresentou o programa “Fado Fadinho” (TVI, 1993), que lhe valeu um Prémio Bordalo.

Em 1993, deixou a Valentim de Carvalho para integrar a Movieplay Portuguesa, onde coordenou a coleção “O Melhor dos Melhores” (1994), reunindo sucessos de cerca de 100 artistas nacionais.

Foto: © Techivation | Unsplash

Notícia adaptada. Fonte: LUSA

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Morreu Mário Martins, produtor que marcou a música portuguesa

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Morreu Mário Martins, produtor que marcou a música portuguesa
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile