Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O Museu de Serralves inaugura na próxima quinta-feira, 15 de fevereiro, a exposição "run_it_back.exeˇ", da artista norte-americana Avery Singer, uma das vozes mais marcantes da pintura contemporânea mundial. Esta é a primeira vez que a artista expõe em Portugal, numa mostra que explora a relação entre arte, tecnologia e economia digital.
Durante uma visita guiada à exposição, Avery Singer partilhou com os jornalistas o seu interesse em combinar ferramentas digitais com técnicas manuais. "Nos últimos anos, tenho-me interessado em combinar diferentes formas de aplicar tintas com recurso à aerografia. E também me interessou ver a relação entre isso e as diferentes gerações de imagens digitais", afirmou a artista.
A exposição resulta de uma investigação da artista sobre a economia digital, com um foco particular na criptomoeda e na sua interação com o mercado de arte tradicional. Segundo Inês Grosso, curadora chefe de Serralves, a obra de Avery Singer "expande aquilo que entendemos como uma prática pictórica", integrando tecnologias inovadoras e processos digitais na sua abordagem artística.
O processo criativo da artista inicia-se com software de modelação 3D, onde cria figuras tridimensionais inspiradas em pessoas reais. Estas imagens são posteriormente trabalhadas com aerógrafo industrial e complementadas com intervenções manuais que adicionam profundidade e expressividade às obras.
Desenvolvida em colaboração com o estúdio de arquitetura DepA architects, a exposição foi pensada especificamente para os espaços do Museu de Serralves, transformando o átrio e a sala central numa instalação imersiva que integra elementos arquitetónicos.
A curadora Inês Grosso sublinha que "run_it_back.exeˇ" é mais do que uma exposição: "é um apelo à reflexão sobre o impacto da tecnologia na nossa existência e sobre os desafios e paradoxos de uma sociedade cada vez mais digital e desumanizada".
A obra de Avery Singer tem sido amplamente reconhecida no mercado da arte, integrando as coleções de instituições de renome como a Tate Modern (Londres), o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) e o Whitney Museum of American Art.
Com esta exposição, Serralves dá início à sua programação de 2025, trazendo ao público português um dos nomes mais inovadores da arte contemporânea. "run_it_back.exeˇ" estará patente no museu até 7 de setembro.
Foto: © Avery Singer. Cortesia da artista e Hauser & Wirth
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios