Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
Mais de 175 atividades, a maioria de entrada gratuita, vão marcar as comemorações do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus, nos dias 17 e 18 de maio, por todo o país. A programação inclui visitas guiadas, oficinas criativas, experiências imersivas, jogos e atividades para toda a família, em dezenas de museus, monumentos e palácios nacionais.
A iniciativa, promovida em Portugal pela empresa pública Museus e Monumentos de Portugal (MMP), alinha-se com o mote deste ano proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) — “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação” — que desafia as instituições museológicas a reimaginar o seu papel enquanto agentes de mudança, inovação e inclusão social.
Em Braga, as celebrações arrancam logo na manhã de dia 17, com música ao vivo no Paço dos Duques de Bragança, em colaboração com o Conservatório de Guimarães, e prosseguem à noite com visitas guiadas ao Museu Nogueira da Silva.
No Porto, há visitas temáticas à farmácia oitocentista do Hospital de Santo António e ao Museu Joaquim Urbano, sessões de yoga no jardim do Museu de Vila do Conde, e uma programação especial no Museu Nacional Soares dos Reis, que inclui oficinas artísticas e um concerto.
Coimbra destaca-se com uma oferta cultural variada no Museu Nacional Machado de Castro, onde se realizam espetáculos de música, dança, teatro e circo, bem como experiências gastronómicas e oficinas multimédia. O Museu Nacional de Conímbriga propõe uma sessão de desenho com modelo vivo e panejamento.
Mais a sul, em Leiria, o Museu José Malhoa oferece oficinas de reflexão e visitas noturnas, enquanto em Alcobaça se abrem ao público espaços habitualmente inacessíveis, como a Capela do Desterro e as reservas técnicas do museu. A visita noturna "O Quotidiano dos Monges" propõe uma imersão na vida cisterciense.
Na capital, a oferta cultural é extensa e diversa. No Museu Nacional do Traje haverá uma oficina de diário gráfico ao ar livre, horas do conto e Tai-Chi. O Museu Nacional de História Natural e da Ciência organiza visitas noturnas a exposições sobre dinossauros, minerais e até à mina de volfrâmio da Panasqueira. No Museu dos Coches, há um ‘Peddy Paper’ para toda a família e no Museu da Água celebra-se Eça de Queirós com visitas animadas e jogos.
Também em Évora, o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo desafia o público a experimentar o trabalho de conservador e restaurador numa visita-oficina, completando o dia com uma visita guiada noturna.
Além das atividades da MMP, a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, adere à celebração com entrada gratuita e uma programação que inclui música, poesia, performances e oficinas. Já o Museu Serralves, no Porto, promove oficinas de artes plásticas, visitas e uma “leitura furiosa” com escritores e ilustradores.
O programa completo pode ser consultado em https://dim.museusemonumentospt.pt, estando em constante atualização.
Segundo o ICOM, mais de 40 mil museus em todo o mundo assinalam anualmente esta efeméride com atividades culturais, conferências, recriações históricas e lançamentos editoriais, numa celebração que visa reforçar o papel dos museus na sociedade contemporânea.
Foto: Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios