TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a continuar a ajudar a comunidade na busca de oportunidades, e a continuar a levar-te conteúdos de qualidade.

Ajuda-nos a continuar a ajudar a comunidade na busca de oportunidades, e a continuar a levar-te conteúdos de qualidade.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Artigos
Crítica

Nefologias

Por

 

Pedro Mendes
15 de Novembro de 2023

Partilhar

Nefologias

"Tasmânia” é o mais recente livro do escritor italiano Paolo Giordano, autor que se estreou em 2008 com o premiado “A solidão dos números primos”. Chega-nos agora “Tasmânia”, o seu quinto romance. O livro gira em torno do dia a dia de um escritor e jornalista, com formação académica em física.


As questões relacionadas com as alterações climáticas, tema cada vez mais presente no debate público, são a camada de base da trama. A história inicia-se em 2015, ano da COP 21 (Paris) e vai até à atualidade.


O narrador é casado com Lorenza, que tem um filho de outra relação. Os altos e baixos do casal são relatados com honestidade e pragmatismo da parte de ambos, e o seu destino comum ora bifurca, ora se aproxima. Uma das questões com que o narrador se depara tem a ver com o facto de não ter, nem perspetivar, a possibilidade de ter filhos. Discute, a certa altura, esse tema com um amigo, o que me remeteu para um episódio recente do podcast do humorista Bruno Nogueira em que, com dois convidados, discute esse tema.


Ao longo do livro, vão-nos sendo apresentadas outras personagens, que se tornam amigas do protagonista: um académico na área das alterações climáticas, Novelli, que a certa altura se vê a braços com as consequências das suas opiniões; uma jornalista freelancer, Curzia, que conhece num jantar; um padre em crise vocacional, Karol. Por meio de vários episódios da vida do narrador, assistimos ao nascer das amizades, aos comuns afastamentos e posteriores aproximações e, em alguns casos, à sua refundação.

O tema das nuvens e do seu estudo (nefologia) perpassa o livro, desde as de origem climática às de origem nuclear. Aliás, o protagonista tem em mãos um projeto de livro, mais e mais à deriva, sobre a bomba atómica que atingiu Nagasaki e que, com a de Hiroxima, pôs um brutal fim à Segunda Guerra Mundial.


A ameaça terrorista é outra camada que atravessa a trama, entre o real e o imaginado, infelizmente não tão imaginado como isso numa Europa cada vez mais em convulsão.

A ação viaja entre Itália, França, Japão e Guadalupe, locais por que o narrador passa, com diferentes companhias e em diferentes contextos.


Paolo Giordano leva-nos numa viagem pelas geografias, físicas e dos sentimentos, de uma forma magistral. O livro tem passagens verdadeiramente poéticas, que nos levam a empatizar com este homem, que luta com dilemas e contradições que se lhe deparam nos anos em que decorre a ação.


Trata-se de um livro de viagens? De uma autobiografia? De total ficção? Quem sabe não seja um pouco de cada.


Numa expressão, diríamos que o Mundo está doente, e a cura vê-se muito desfocada.


Nome: Tasmânia

Autor: Paolo Giordano
Tradução: Vasco Gato

Publicação: 14 de novembro de 2023

Editora: Dom Quixote (Grupo Leya)

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Nefologias

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

01 República Portuguesa
02 Direção Geral das Artes
03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Nefologias
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile