TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Entrevistas

Pablo Fernando (Evoé) – Entrevista

30 de Abril de 2013

Partilhar

Pablo Fernando (Evoé) – Entrevista

O Espaço Evoé existe desde 2002 no coração de Lisboa. Esta é uma escola de teatro, dança e música, com cursos livres, profissionalizantes e workshops.


Pablo01Pablo, enquanto membro fundador e actual director pedagógico, o que cresceu nestes 10 anos de actividade?
A questão não será tanto o que cresceu, mas o que melhorou ao longo destes dez anos, pois tivemos a felicidade de ser um projecto que nasceu muito forte, logo nos primeiros dois anos tivemos quase 300 alunos, o que permitiu criar uma dinâmica inovadora a nível de relações e redes artísticas, que com o passar dos anos têm dado os seus frutos.


Hoje temos vários ex-alunos que são professores na casa, que participam em projectos artísticos de porte, nas mais variadas áreas e companhias profissionais.


Actualmente sentimos que todo o processo pedagógico está maduro e relacionado com a realidade prática da criação. Para isto, têm contribuído muito as diversas actividades de consolidação de públicos e de partilha dos trabalhos realizados pelos nossos alunos, tanto ao nível das mostras internas, às quais damos o nome de Dionisíacas, onde os alunos têm a oportunidade de conhecer as metodologias de trabalho das diversas áreas artísticas desenvolvidas dentro do Evoé, bem como nas mostras multidisciplinares, ao qual damos o nome de Cabaré, onde os alunos apresentam os seus espectáculos e recebem artistas das áreas do cinema, da dança, das artes plásticas, entre outros, tanto do contexto nacional como internacional. Estas dinâmicas de mostras e de intercâmbio têm sido responsáveis pela criação de novos projectos artísticos.


Tudo isto, mais a constante passagem de alunos, professores e públicos diferentes, tem permitido à escola renovar-se e evoluir sem grandes mudanças aparentes. É exactamente na qualidade dos projectos e das relações que se estabeleceram a partir do Evoé, que encontramos a força e tranquilidade para sentir que ocupamos o nosso espaço no contexto da cidade de Lisboa.


Como é que funcionam e qual a duração dos cursos?
Na realidade, o Evoé tem dois campos de actuação, um direccionado às pesssoas que querem fazer uma formação profissional e seguir uma carreira artística na área do Teatro e outro direccionado a um público geral.


No primeiro, temos uma formação especializada e interdisciplinar, no qual os alunos têm a possibilidade de aprofundar os seus conhecimentos nas áreas do teatro do texto e do teatro físico, fazendo um percurso que envolve as disciplinas de criação de espectáculo, encenação, improvisação, interpretação, teatro de máscaras, teatro do gesto, voz e canto, viewpoints, suzuki, pantomima, entre muitas outras técnicas que permitem aos nossos alunos inserirem-se no mercado de trabalho com conhecimentos e saberes aprofundados em relação ao trabalho do actor e tudo aquilo que o rodeia.


No segundo campo, temos a formação de tempos-livres, dedicada a todos que encontram no teatro, na dança e na música um espaço de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Está constituído por cursos de iniciação teatral, dança contemporânea, clown e comicidade, voz e comunicação, entre outros, que têm como público-alvo pessoas que gostam de Teatro ou que necessitam dum desenvolvimento pessoal e profissional no campo da comunicação, tais como professores, psicólogos, advogados.


Normalmente, estes cursos de tempos-livres desenvolvem-se dentro do calendário do ano-lectivo e os alunos podem entrar ao longo de todo o ano.


Temos ainda os workshops, formações de curta-duração, normalmente de três a quatro dias, nos quais os alunos podem experimentar uma das áreas acima citadas, e ter uma experiência prática e vivencial antes de dar início a uma formação mais continuada.


Pablo02Estamos desde há uns anos para cá numa conjuntura de crise. Em que medida é que foram afectados, e que passos tomaram para a enfrentar?
Esta é uma crise real e concreta que não está circunscrita aos discursos políticos e económicos e que portanto nos afeta a todos, mas felizmente temos sabido tirar algumas lições e estamos a crescer com ela. Se por um lado é um facto que nestes últimos dois anos sentimos o peso de todo o contexto económico, por outro tivemos a oportunidade de olhar um pouco mais para dentro e estabelecer uma relação de maior proximidade com os nossos alunos. Outra medida importante, foi focarmos ainda mais no campo da formação em detrimento do campo da produção artística, o que nos permitiu ter mais tempo e dedicação ao ensino e, assim, ter um crescimento sustentável que nos proporciona ganhos a nível da qualidade pedagógica e humana.


O Evoé está associado à RIEA - Rede Iberoamericana de Escolas de Atores. Quais as vantagens e como funciona esta parceria?
Sermos membros fundadores da RIEA, juntamente com as escolas de Madrid e Montevieo, foi certamente uma das maiores conquistas destes últimos anos. Hoje em dia já contamos com escolas em Bogotá, São Paulo, Santiago do Chile entre outras que estão a candidatar-se à nossa rede. Esta associação tem-nos permitido desenvolver uma dinâmica de intercâmbios, recebendo professores, alunos, espectáculos de diversas nacionalidades, bem como oferecer aos nossos estudantes a oportunidade de uma experiência de atuação e mesmo de formação em outros países, e ainda, de efetuarmos uma constante troca de conhecimentos a nível pedagógico e administrativo que tem melhorado a qualidade do ensino que oferecemos.


Quais os projectos futuros do Evoé?
Dentro do contexto da RIEA e do processo de intercionalização que se tem desenvolvido, estamos a preparar-nos para abrir uma nova escola no Brasil. O nosso objetivo é lançar uma Evoé - Escola de Actores Internacional em Florianópolis já para o próximo ano.


http://evoe.pt/index.php
http://www.evoe.pt/Rede-Iberoamericana-de-Escolas-de-Actores/intro.php

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Pablo Fernando (Evoé) – Entrevista

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Pablo Fernando (Evoé) – Entrevista
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile