TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Queer Lisboa anuncia primeiros filmes da 29.ª edição

Por

 

COFFEEPASTE
30 de Julho de 2025

Partilhar

Queer Lisboa anuncia primeiros filmes da 29.ª edição

A adaptação cinematográfica do romance Tese sobre uma domesticação, da escritora argentina Camila Sosa Villada, e o filme biográfico sobre o icónico cantor brasileiro Ney Matogrosso estão entre os primeiros destaques da 29.ª edição do Queer Lisboa, revelou hoje a organização.

O festival internacional de cinema LGBTQIA+, que decorrerá entre 19 e 27 de setembro, no cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa, anunciou parte da programação que compõe a secção “Panorama”, dedicada a obras contemporâneas de temática queer.

Entre os filmes selecionados está Tese sobre uma domesticação, realizado pelo argentino Javier van de Couter e protagonizado por Camila Sosa Villada. A obra inspira-se no romance homónimo da própria autora, lançado este ano em Portugal. O filme promete explorar as complexidades da identidade, da marginalização e da resistência, marcas presentes na escrita de Villada.

Outro destaque da secção é Homem com H, o ‘biopic’ de Esmir Filho sobre Ney Matogrosso, figura incontornável da música e cultura brasileira. O filme, que já esteve disponível em plataformas de streaming, chega agora ao grande ecrã no contexto do festival, numa celebração da sua ousadia artística e identidade singular.

O programa inclui ainda My Boyfriend el Fascista, documentário italiano de Matthias Lintner que examina a relação amorosa entre o realizador e Sadiel Gonzalez, migrante cubano a viver em Itália e adepto de ideologias de extrema-direita — um confronto provocador entre afetos e política. Também integrado na secção “Panorama” está Peter Hujar’s Day, filme intimista de Ira Sachs baseado no livro de Linda Rosenkrantz, que presta homenagem ao fotógrafo nova-iorquino Peter Hujar, figura central da cena artística queer dos anos 70 e 80.

Para além da programação regular, o Queer Lisboa 2025 presta uma homenagem ao cineasta francês Lionel Soukaz, falecido em fevereiro aos 71 anos. Em parceria com a Cinemateca Portuguesa, o festival apresentará uma retrospetiva da sua obra, destacando o papel pioneiro do autor como ativista e voz intransigente da liberdade queer em França. Segundo a organização, os seus filmes “revelam um intransigente compromisso com a narração autobiográfica e com a expressão do desejo”, tendo mesmo enfrentado censura.

Foto: Still de "Homem com H", de Esmir Filho

Notícia adaptada. Fonte: LUSA

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Queer Lisboa anuncia primeiros filmes da 29.ª edição

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Queer Lisboa anuncia primeiros filmes da 29.ª edição
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile