Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar

O realizador Miguel Gomes começou esta semana a filmar a longa-metragem “Selvajaria”, em Portugal, inspirada no livro "Os Sertões", de Euclides da Cunha, mas a maior parte da rodagem será feita a partir de agosto no Brasil.
Em declarações hoje à agência Lusa, a produtora Filipa Reis (Uma Pedra no Sapato) explicou que esta semana estão a ser feitas filmagens de exteriores no norte do país, com direção de fotografia de Rui Poças e praticamente a mesma equipa envolvida no filme “Grand Tour”.
A partir de agosto e até outubro, as filmagens vão acontecer na região de Canudos, no interior do nordeste do Brasil, e o elenco envolve a população local, na interpretação de uma das mais importantes obras da literatura brasileira, retrato de um violento conflito batizado de Guerra de Canudos (1896/1897).
O filme, que terá narração da atriz brasileira Grace Passô, é uma coprodução entre Portugal, Brasil, França, Itália e Países Baixos, com um orçamento a ultrapassar os seis milhões de euros, disse Filipa Reis.
O argumento de “Selvajaria” é coassinado por Miguel Gomes, Maureen Fazendeiro, Mariana Ricardo e Telmo Churro.
O projeto nasceu há uma década, quando Miguel Gomes leu pela primeira vez aquela obra - publicada em 1902 - que narra um conflito violento entre o governo e moradores da pequena comunidade de Canudos, liderada por um líder religioso, Antônio Conselheiro, numa região pobre do Brasil no final do século XIX, que terminou com o massacre de milhares de pessoas.
Em 2019, Miguel Gomes dizia à agência Lusa que o ressurgimento de um sentimento de polarização no mundo tornaria este projeto um reflexo da atualidade.
"O mundo está cada vez mais polarizado, há fações no norte e no sul, [existem divisões entre] os ricos e os pobres. [...]. Tudo está em efervescência, parece que tudo está prestes a explodir", disse o cineasta à Lusa durante a Festa Internacional Literária de Paraty, no Brasil.
Além do desafio de estruturar a montagem financeira e ter uma produção portuguesa na recriação de uma guerra no interior do nordeste brasileiro, Miguel Gomes contava à Lusa em 2024 que a demora no projeto se deveu também à impossibilidade de filmar no Brasil durante a presidência de Jair Bolsonaro (2019-2022).
Durante a produção de “Selvajaria”, Miguel Gomes rodou os filmes “Diários de Otsoga” (2011), com Maureen Fazendeiro, e “Grand Tour” (2024), com o qual venceu o prémio de melhor realizador no festival de Cannes (França).
Foto: © Coffeepaste
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios