TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Rui Francisco, José Manuel Castanheira e Patrícia Portela representam Portugal na Quadrienal de Praga

Por

 

LUSA
16 de Junho de 2026

Partilhar

Rui Francisco, José Manuel Castanheira e Patrícia Portela representam Portugal na Quadrienal de Praga

O projeto “Livro das Possibilidades – Quietude no Teatro Imaginário”, de Rui Francisco, José Manuel Castanheira e Patrícia Portela, vai representar Portugal na 16.ª Quadrienal de Praga, que acontece em junho de 2027 na República Checa, foi hoje anunciado.


O projeto foi selecionado no âmbito de um concurso limitado promovido pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), para escolha da representação oficial de Portugal na exposição “Países e Regiões” na 16.ª Quadrienal de Praga (PQ27), que decorre entre 08 e 17 de junho de 2027.


Segundo a DGArtes, num comunicado hoje divulgado, “a proposta curatorial de José Manuel Castanheira, Patrícia Portela e Rui Francisco propõe uma ‘cenografia antes da cenografia, um lugar antes do lugar, num tempo antes de tudo acontecer e depois de muito acontecer’, espaço de silêncio e quietude que permite imaginar com liberdade e sem limites, repensando o papel fulcral do cenógrafo na criação de possibilidades”.


“A proposta conta com a participação dos espectadores, convidados a vestir uma bata e a escolher uma partitura poética de ações, sensações ou ideias e a entrar num lugar construído em barro húmido, madeira, papel e água, onde passado, presente e futuro se encontram”, descreve a DGArtes.


Além disso, José Manuel Castanheira, Patrícia Portela e Rui Francisco irão apresentar a proposta portuguesa para a secção PQ60, “que se pretende uma celebração dos 60 anos da Quadrienal de Praga”.


O concurso limitado para escolher a representação oficial de Portugal na PQ27, com uma dotação de 220 mil euros e que incluiu três candidatos, seguiu-se a uma fase de candidaturas abertas.


O projeto “Livro das Possibilidades – Quietude no Teatro Imaginário” foi um dos três pré-selecionados, por um grupo de trabalho constituído pelo encenador e cenógrafo, João Brites, a atriz, encenadora e investigadora Joana Craveiro e o cenógrafo Luís Santos.


Os outros dois projetos a concurso foram “Permission to Look”, de Pedro Azevedo, e “Akasha”, de Miguel Morazzo.


Na PQ27, a representação de Portugal na secção Estudantes será assegurada pela APCEN – Associação Portuguesa de Cenografia, com o projeto “Ecos de um lugar (Echoes of a place like no other)”, “estruturado em torno de uma metodologia de qualificação artística, participação nacional alargada e projeção internacional dos estudantes portugueses”.


A Quadrienal de Praga de Design de Performance e Espaço existe desde 1967 e tem por objetivo “apresentar os melhores trabalhos de cenografia com uma ênfase na autossuficiência deste campo artístico”.


A edição de 2027 da Quadrienal de Praga conta com a arquiteta, cenógrafa e mediadora cultural portuguesa Sara Franqueira na equipa curatorial que também inclui o brasileiro Renato Bolelli Rebouças, a britânica Rachel Hann, o chileno Pedro Gramegna Ardiles e os checos Markéta Fantová, Pavel Drábek e Anna Hejmová.


Na anterior edição, em 2023, o projeto que representou Portugal, “Metade dos Minutos”, de Ângela Rocha, venceu o PQ Kids Award, o prémio que “permitiu às crianças votarem na instalação/exposição que consideram mais emocionante”.

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Rui Francisco, José Manuel Castanheira e Patrícia Portela representam Portugal na Quadrienal de Praga

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Parceiros

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Rui Francisco, José Manuel Castanheira e Patrícia Portela representam Portugal na Quadrienal de Praga
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile