Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar

Onze momentos artísticos destinados a famílias com crianças de regiões afetadas pelas depressões Kristin, Leonardo e Marta acontecem no sábado, num projeto que envolve Surma e vários outros músicos e mediadores.
“Tempo delas” é um projeto do maestro, músico e produtor Mickael Faustino, que lançou a iniciativa através da Academia de Música Sebastião e Melo, do concelho de Pombal.
“No meio do caos, precisamos de pensar já nas crianças”, explicou à agência Lusa, sublinhando que a atual calamidade surge quando “ainda se sentem as consequências da pandemia nos miúdos, que foram enormes”.
Por isso, lançou num mini-festival produzido com artistas voluntários e que congrega música, teatro, contos, oficinas de pintura e de instrumentos musicais, musicoterapia e outras atividades artísticas, destinadas a crianças e famílias. O objetivo é, através da arte, “aliviar um pouco os efeitos desta catástrofe”.
“Porque se a música e as artes não curam ninguém, ajudam a aliviar alguma coisa”, acrescentou.
O primeiro momento de “Tempo delas” foi a 06 de fevereiro e chegou a quase um milhar de crianças, diretamente em espaços de escolas de Leiria e Pombal.
No sábado, o projeto abre a toda a comunidade, com 11 momentos de entrada gratuita, espalhados por freguesias daqueles dois concelhos.
Na manhã do dia 14 de fevereiro, em Leiria, pelas 11:00, Surma propõe um concerto didático no clube dos Parceiros e a sessão de histórias musicadas “A senhora da mala lilás” vai à Escola Monsenhor Galamba de Oliveira, nos Marrazes.
No concelho de Pombal (distrito de Leiria), à mesma hora, há “A guitarra portuguesa” na sede da Filarmónica da Guia”, “Sons escondidos no dia a dia”, na antiga escola primária de Meirinhas, “O piano e clarinete”, no Instituto D. João V do Louriçal, e “Brincar a sério com Lego”, no Centro Escolar da Redinha.
A partir das 11:30, a sede da Filarmónica da Caranguejeira recebe “Um sol em cada coração”.
Na tarde de sábado, a partir das 16:00, em Leiria há musicoterapia “Brincar com a música” no Jardim do Visconde, na Barreira, e “A senhora da mala lilás”, no pavilhão do Souto da Carpalhosa.
Por Pombal, “Tempo delas” apresenta “Sons escondidos no dia a dia” no Agrupamento de Escolas e “Brincar a sério com Lego” e contos na Associação do Carriço.
“Esta iniciativa é simbólica. As pessoas podem até nem estar com cabeça para participar, mas se tivermos cinco ou seis crianças em cada local, já será bom”, considera Mickael Faustino, que quer prosseguir o projeto nos próximos meses, diretamente nas escolas ou nas localidades mais afetadas pelo mau tempo.
Dezasseis pessoas morreram em Portugal na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A décima sexta vítima é um homem de 72 anos que caiu no dia 28 de janeiro quando ia reparar o telhado da casa de uma familiar, no concelho de Pombal, e que morreu a 10 de fevereiro, nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.
O Governo prolongou a situação de calamidade até domingo para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios