TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Teatro Meridional promove jornadas sobre descolonização nas artes performativas

Por

 

COFFEEPASTE
28 de Novembro de 2025

Partilhar

Teatro Meridional promove jornadas sobre descolonização nas artes performativas

O Teatro Meridional vai dedicar dois dias à reflexão em torno da descolonização e das suas repercussões nas artes performativas. As Jornadas de Reflexão: A Descolonização e as Artes Performativas decorrem em Lisboa, a 15 e 16 de dezembro de 2025, assinalando os 50 anos das independências de Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau. O evento tem entrada gratuita e reunirá artistas, investigadores, mediadores culturais e representantes institucionais, num espaço de encontro e debate crítico.

Com 33 anos de atividade e uma relação estreita com a lusofonia, a companhia propõe duas jornadas de mesas de discussão, cruzando história, criação artística, políticas culturais e novos caminhos para o pensamento contemporâneo. O objetivo passa por reforçar a cocriação e a cooperação entre Portugal e os países africanos de língua portuguesa, promovendo novas narrativas e uma leitura crítica do legado colonial.

O primeiro dia, 15 de dezembro, abre com a mesa Memórias e Narrativas Pós-Coloniais, moderada por Vicente Alves do Ó. À tarde, segue-se o painel O trabalho Apoiado por Instituições, Desenvolvido em Artes Performativas em Portugal, Fazendo e Criando Pontes com os Países da Lusofonia, conduzido por Miguel Abreu e com intervenções de representantes da DGARTES, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, PROCULTURA e Fundação Calouste Gulbenkian.

A programação retoma a 16 de dezembro com nova sessão dedicada aos 50 anos de independências e às relações desenvolvidas entre companhias portuguesas e africanas. A moderação estará a cargo de Paula Magalhães e a mesa contará com Griôt, Acert, Aurora Negra e Escola da Noite. O encerramento do encontro faz-se às 19h00, com a leitura encenada de Um Dia Sonhei que Existia uma Cobra…, texto resultante do Laboratório de Dramaturgia 2023, escrito por Mariana Antão, com direção de Natália Luiza e interpretação de Cláudia Oliveira, Diana Melo e Luísa Ortigoso.

As jornadas terão lugar no Teatro Meridional, na Rua do Açúcar, em Lisboa. A participação é gratuita, limitada à lotação da sala.

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Teatro Meridional promove jornadas sobre descolonização nas artes performativas

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Teatro Meridional promove jornadas sobre descolonização nas artes performativas
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile