TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Teatro, poesia e música: D. Maria II propõe reflexão e celebração cultural

Por

 

COFFEEPASTE
30 de Abril de 2025

Partilhar

Teatro, poesia e música: D. Maria II propõe reflexão e celebração cultural

O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) propõe um fim de semana repleto de cultura e reflexão em Lisboa, com a peça “Homens Hediondos”, dirigida por Patrícia Portela, no Teatro Variedades, e uma maratona única de “Os Lusíadas”, por António Fonseca, no Mosteiro dos Jerónimos.


Entre 2 e 4 de maio, o palco do Teatro Variedades acolhe a estreia lisboeta de “Homens Hediondos”, um solo interpretado por Nuno Cardoso, inspirado no livro Brief Interviews with Hideous Men (1999), do norte-americano David Foster Wallace. A peça, uma produção conjunta do TNDM e do Teatro Nacional São João, mergulha em monólogos de figuras masculinas aparentemente banais, que se revelam gradualmente como símbolos de comportamentos violentos e estruturas de poder normalizadas. Segundo o TNDM, trata-se de um espetáculo que desafia o público a confrontar-se com as formas como, consciente ou inconscientemente, tolera sistemas que critica.


Já no sábado, 3 de maio, o Mosteiro dos Jerónimos será o cenário para uma performance invulgar: uma leitura integral de “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, conduzida por António Fonseca. Intitulado “Os Lusíadas como nunca os ouviu”, este “espetáculo duracional” decorrerá durante mais de 13 horas, das 10h00 às 23h00, e contará com a participação especial de 20 jovens atores e estudantes de teatro, que se juntarão ao ator no canto X da epopeia. A iniciativa, em parceria com os Museus e Monumentos de Portugal, propõe uma viagem não só pela obra de Camões, mas também pela memória coletiva do país, cruzando o passado monárquico, republicano, fascista e democrático.


A programação do TNDM não se fica por aqui: após encerrar a digressão nacional de “Quis saber quem sou – um concerto teatral”, o teatro lançou esta semana o álbum com as músicas do espetáculo. A obra, que celebrou os 50 anos da Revolução dos Cravos, passou por 14 salas do país e terminou no Coliseu dos Recreios, no passado sábado. Com direção musical de Filipe Sambado, o álbum resgata temas emblemáticos de José Afonso, Fausto, Sérgio Godinho, Natália Correia e José Mário Branco, interpretados por membros do elenco. A produção está já disponível nas plataformas digitais.


Foto: Homens Hediondos © João Tuna

Notícia adaptada. Fonte: LUSA

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Teatro, poesia e música: D. Maria II propõe reflexão e celebração cultural

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Teatro, poesia e música: D. Maria II propõe reflexão e celebração cultural
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile