Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar

Seis dias, seis exposições: companhia lisboeta transforma retrospetiva em processo criativo ao vivo
De 23 a 28 de fevereiro, a Rua das Gaivotas 6, em Lisboa, será palco de uma experiência artística pouco comum. O Teatro Praga, que completa três décadas de existência, decidiu celebrar o seu aniversário de uma forma tão peculiar quanto o próprio percurso da companhia: com uma exposição que se constrói em tempo real, a cada dia.
Tomorrow, and tomorrow, and tomorrow, título emprestado ao célebre verso do Macbeth de Shakespeare, é mais do que uma retrospetiva. É uma declaração de princípios: o tempo não tem de ser uma linha reta, e olhar para trás não significa ficar parado.
A proposta é tão ambiciosa quanto poética. Durante uma semana, o Teatro Praga transformará o seu espaço num atelier aberto, onde o público poderá assistir à génese de seis exposições consecutivas. Uma por dia. Não há vernissages formais nem curadoria à distância. Tudo acontece ali, naquele momento, com os artistas a pensar, montar e ativar as obras em direto.
Este primeiro momento em Lisboa funciona como uma aproximação às obras passadas, mas também como espaço de convivência e experimentação. "Fora do teatro, fora dos projetores, fora dos aplausos", resume o comunicado da companhia, que escolheu para esta fase obras com dimensão performativa, presente, passada ou futura, incluindo peças que se fazem com e pelo público.
A ideia surgiu de um convite da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, que desafiou o Teatro Praga a pensar uma exposição no âmbito das celebrações dos seus 30 anos. Com curadoria de Nuno Crespo, a proposta marca "uma entrada inédita do Teatro Praga num território que não lhe é habitual: o das artes visuais".
Mas a história não acaba em Lisboa. As inaugurações desta semana serão registadas e integrarão um segundo momento do projeto: WOW: Retrospetiva, que abre em março na Universidade Católica do Porto e ficará patente até maio.
Será aí que todas as obras e exposições mostradas em Lisboa serão reunidas e convocadas "na constituição deliberada de um passado". Um passado que, afinal, ainda está a ser escrito.
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios