TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a continuar a ajudar a comunidade na busca de oportunidades, e a continuar a levar-te conteúdos de qualidade.

Ajuda-nos a continuar a ajudar a comunidade na busca de oportunidades, e a continuar a levar-te conteúdos de qualidade.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Artigos
Crítica

The Architect: Distopia próxima

Por

 

PEDRO MENDES
30 de Agosto de 2023

Partilhar

The Architect: Distopia próxima

Uma cidade de Oslo sem carros, num futuro não muito longínquo. Um dia a dia higienizado, sem grande intermediação humana nos serviços, nomeadamente na interação com o banco. Os cães passeiam-se quase sozinhos, e os gadgets são omnipresentes.


Julia, uma estagiária de arquitetura, vê-se obrigada a viver numa garagem, numa cidade cuja pressão imobiliária se faz sentir ao extremo. Mesmo as pessoas que conseguem um apartamento sentem grandes dificuldades para o manter.


A firma de arquitetura onde Julia trabalha concorre à construção de 1 000 apartamentos a preços controlados. Ela consegue, por meio de um estratagema com um colega, concorrer, o que lhe valerá um grande prémio monetário caso vença. Seguimos o seu dia a dia, com os colegas e com a vizinha de garagem, uma jovem também em dificuldades financeiras. 


As relações humanas são, nesta Oslo imaginada, transacionais, e a emoção só a muito custo é expressada. É como se as pessoas se aproximassem, em características, da tecnologia que utilizam.


Das peripécias e da resolução da trama não irei falar, dado que são elementos a experienciar ao assistir a esta série, premiada no festival de Berlim. Direi apenas que há vários elementos de humor e de ironia, mesmo num cenário de crise iminente.


Numa altura em que a questão da habitação, e das dificuldades em encontrar alojamento condigno a preços acessíveis, está na ordem do dia em Portugal, esta série não podia ser mais atual.


Há quem pense que a história termina com uma nota de esperança, mas não a descortinei.


“The Architect” é uma série distópica, em que o imaginado pode muito bem tornar-se realidade em poucos anos, com consequências traumáticas.


A série de 4 episódios, da dupla de argumentistas Nora Landsrød e Kristian Kilde e do realizador Kerren Lumer-Klabbers, estreia em exclusivo na Filmin a 5 de setembro de 2023.

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

The Architect: Distopia próxima

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

01 República Portuguesa
02 Direção Geral das Artes
03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

The Architect: Distopia próxima
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile