Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
Os trabalhadores dos museus, monumentos e sítios arqueológicos nacionais vão fazer greve esta sexta-feira, feriado de 15 de agosto, anunciou hoje a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS). A paralisação insere-se no protesto que tem decorrido ao longo do ano em dias feriados, devido à ausência de respostas do Governo às reivindicações laborais.
Em comunicado, a federação recorda que a 15 de julho reuniu com a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, e com o conselho de administração da empresa pública Museus e Monumentos de Portugal (MMP), sem que tenha sido apresentada qualquer proposta para alterar o atual regime de pagamento do trabalho prestado em feriados.
Os trabalhadores exigem uma “justa compensação” pelo trabalho realizado nestes dias e pelo trabalho suplementar, que afirmam ser pago de forma insuficiente e limitado a duas horas extra, mesmo quando as necessidades de serviço ultrapassam esse tempo. A FNSTFPS denuncia ainda a ausência de descanso compensatório para quem assegura a abertura e funcionamento dos espaços em feriados.
“É a troco de uma compensação irrisória que em nada reflete a exigência e responsabilidade da função, que os trabalhadores mantêm abertos aos feriados os museus, monumentos e sítios arqueológicos, assegurando a segurança do património e o bom funcionamento destes equipamentos”, lê-se no comunicado.
Segundo dados divulgados pela estrutura sindical, em 2024, os 38 equipamentos geridos pela MMP - entre eles o Palácio Nacional de Mafra, o Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém (Lisboa) e o Convento de Cristo (Tomar) - registaram receitas de bilheteira superiores a 21,2 milhões de euros, provenientes do turismo e de visitas escolares.
A federação acusa sucessivos governos, do PSD e do PS, com ou sem CDS, de não resolverem uma situação que “se arrasta há anos” e que consideram desvalorizar o trabalho realizado em feriados.
Nos 38 museus, monumentos e palácios nacionais geridos pela MMP trabalham cerca de mil funcionários. As greves em dias feriados têm provocado o encerramento de vários dos espaços mais visitados do país.
Foto: Palácio Nacional de Mafra © Museus e Monumentos de Portugal
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios