Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O Teatro da Trindade, em Lisboa, estreia esta quinta-feira “Alice no País das Maravilhas”, um espetáculo encenado por Marco Medeiros que inaugura a temporada 2025/2026 da sala do Chiado.
Longe de ser uma versão infantil, esta “Alice” assume-se como um objeto artístico “para adultos, algo experimental entre os musicais, sem ser um típico musical”, explicou o encenador à Lusa. Trata-se de uma adaptação livre do clássico de Lewis Carroll, em que a protagonista surge marcada por “angústias e desesperos próprios do mundo adulto”.
Embora respeite a “verdadeira história” de Carroll, Medeiros acrescentou novas cenas e textos, atualizando-os para a realidade contemporânea. A Alice que sobe ao palco da Sala Carmen Dolores confronta-se com a pressão das regras sociais e das “novas ditaduras” das redes sociais e da televisão, num paralelo com os mecanismos de censura e manipulação da atualidade.
“Nem enquanto criança consegui acompanhar ‘Alice no País das Maravilhas’, nem enquanto pai a consegui contar aos filhos”, confessou o encenador. Daí o tom mais sombrio e fatalista desta encenação, que culmina num final trágico, assumidamente oposto ao desfecho convencional dos musicais.
O espetáculo conta com música e direção musical de Artur Guimarães, direção vocal de Carlos Meireles e cenografia de Ângela Rocha. Em cena estarão Soraia Tavares (Alice), Alexandre Carvalho, Diogo Mesquita, FF, JP Costa, Mariana Lencastre, Rita Tristão da Silva, Romeu Vala, Ruben Madureira e Sissi Martins.
Os figurinos são de Rafaela Mapril, o desenho de luz de Marco Medeiros, o som de Sérgio Milhano e o movimento de JP Costa, com Rebeca Costa na assistência de encenação.
“Alice no País das Maravilhas” estará em cena até 2 de novembro, com sessões de quarta-feira a sábado, às 21h00, e domingos às 16h30. No dia 12 de outubro haverá uma conversa com o público após a récita.
Na véspera da estreia, realiza-se um ensaio solidário cuja receita reverterá integralmente para a Associação Crescer Bem, instituição que apoia crianças em situação de internamento hospitalar prolongado e as respetivas famílias.
Foto: © Alípio Padilha
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios