Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
A Universidade de Coimbra (UC) vai assinalar os seus 735 anos com um concerto comemorativo de entrada gratuita, agendado para o próximo dia 21 de Junho, no emblemático Pátio das Escolas. O espetáculo contará com atuações da aclamada fadista Mariza e do grupo de música antiga The Wandering Bard.
Intitulado “Flores do Verde Ramo”, o concerto homenageia também os 700 anos da morte do rei D. Dinis, fundador da universidade, e insere-se na programação do Sons da Cidade, iniciativa que celebra o 12.º aniversário da inscrição da “Universidade de Coimbra, Alta e Sofia” na lista do Património Mundial da UNESCO.
Embora o evento seja de entrada gratuita, o acesso está sujeito à apresentação de bilhete, que poderá ser levantado, até ao limite de dois por pessoa, a partir de 16 de Junho na Loja de Turismo da UC e no Convento São Francisco.
O Sons da Cidade, promovido anualmente pela Associação RUAS – Recriar a Universidade, Alta e Sofia, decorre este ano entre 16 e 22 de Junho, sob o mote “Versos do Tempo, Vozes do Património”, com uma programação multidisciplinar que aposta na reflexão e na intervenção artística em torno do património.
O arranque da iniciativa está marcado para segunda-feira, dia 16, com a apresentação do estudo prévio de requalificação do complexo da Associação Académica de Coimbra, conduzido pelo arquiteto Gonçalo Byrne. No dia seguinte, terça-feira, dia 17, será divulgado o plano de gestão da área classificada da UC, Alta e Sofia, na Sala do Senado.
No sábado, dia 21, para além do concerto comemorativo, será possível participar na atividade Estaleiro Aberto, que permitirá visitas às obras em curso no edifício dos Gerais, numa rara oportunidade de ver de perto intervenções patrimoniais em andamento.
As celebrações encerram no domingo, dia 22, com um programa dedicado à valorização da Rua da Sofia: uma visita guiada aos colégios históricos, um concerto com músicos da Orquestra Clássica do Centro às 18:30, no edifício-ponte sobre a Avenida Central, e a estreia do documentário “Salatinas: Memórias da Velha Alta de Coimbra”, da autoria de Tiago Cerveira, Rafael Vieira e Filipa Queiroz, às 21:15, no Largo da Porta Férrea.
Foto: © Eduardo Ramos
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios