TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Xerazade inspira nova temporada do CAM com 160 obras de mais de 150 artistas

Por

 

COFFEEPASTE
18 de Setembro de 2025

Partilhar

Xerazade inspira nova temporada do CAM com 160 obras de mais de 150 artistas

O Centro de Arte Moderna da Gulbenkian (CAM), em Lisboa, inaugura esta sexta-feira a sua terceira temporada com a exposição “Xerazade, a Coleção Interminável do CAM”, uma mostra que reúne 160 obras de cerca de 150 artistas e se inspira na lendária contadora de histórias persa. A abertura ao público está marcada para sábado, em simultâneo com uma exposição da artista franco-argelina Zineb Sedira e um projeto do artista Francisco Trêpa.

A iniciativa apresenta uma seleção da Coleção do CAM da Fundação Calouste Gulbenkian, com curadoria de Leonor Nazaré, que se prolongará até 20 de setembro de 2027. A exposição propõe uma narrativa quase interminável, inspirada no modelo ficcional de As Mil e Uma Noites, onde uma história dá lugar à outra, criando um percurso em constante transformação.

“O que me interessou foi o modelo narrativo, ideal para construir uma mostra da coleção que não vai ter um fim, porque receberá alterações sucessivas, também ao nível da arquitetura, ao longo dos dois anos da sua duração”, explicou a curadora durante uma visita guiada à imprensa.

A exposição inclui obras de Álvaro Lapa, Maria Helena Vieira da Silva, Daniel Blaufuks, Paula Rego, Amadeo de Souza-Cardoso, Bernardo Marques, Julião Sarmento, Cândido Portinari, Eduardo Nery, Ana Hatherly, Cruzeiro Seixas e Carla Filipe, entre outros, cobrindo pintura, escultura, fotografia, colagem, instalação, filme e livros de artista.

Entre as novas aquisições estão obras inéditas do cantautor Manuel João Vieira, de Júlio Pomar e de Leonor Antunes, assim como a encomenda de uma escultura de Sara Bichão. Pela primeira vez, haverá também um percurso com texto introdutório para crianças, facilitando o acesso à arte desde cedo. Os jovens até aos 18 anos passam a ter entrada gratuita, alargando o limite anterior de 12 anos.

A temporada marca ainda a consolidação de um projeto modular de sustentabilidade ambiental, concebido pela arquiteta Rita Albergaria, que permite evoluções expositivas sem necessidade de refazer paredes, e o lançamento do Espaço Engawa, dedicado a exposições e acompanhamento do trabalho artístico em direto.

No mesmo dia, abre também a mostra “Standing Here Wondering Which Way to Go”, de Zineb Sedira, que recorre à narrativa autobiográfica, à ficção e ao documentário para refletir sobre migração, história e ativismo político. A exposição inclui fotografias, cartazes, colagens e capas de discos, destacando figuras como Martin Luther King, Angela Davis e Victor Jara.

Foto: © Ana Mendes

Notícia adaptada. Fonte: LUSA

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Xerazade inspira nova temporada do CAM com 160 obras de mais de 150 artistas

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Xerazade inspira nova temporada do CAM com 160 obras de mais de 150 artistas
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile