Procuramos pessoas intérpretes para integrar um espetáculo de teatro, dirigido a escolas secundárias, que aborda diferentes formas de preconceito e discriminação, nomeadamente: preconceitos de género, homofobia, transfobia e racismo.
Local das apresentações: Escolas Secundárias de Ponta Delgada
Público-alvo: Estudantes do ensino secundário
Número de apresentações: 6 espetáculos Projeto apoiado pela PDL26
Perfis procurados
Aceitam-se candidaturas de pessoas de todos os géneros, identidades e orientações sexuais, com interesse nos seguintes perfis:
- Pessoa intérprete gay que se identifique com o sexo masculino
- Pessoa intérprete trans que se identifique com o sexo feminino
- Pessoa intérprete afrodescendente
Requisitos
- Experiência em teatro (preferencial)
- Experiência em improvisação (preferencial)
- Capacidade de comunicação e relação com públicos jovens
- Disponibilidade para ensaios e apresentações
Condições
- Ensaios e espetáculos remunerados
Calendário
- Ensaios: início de fevereiro
- Apresentações: início de março
Candidatura
As pessoas interessadas deverão enviar:
- Um vídeo (2 a 3 minutos) com um monólogo sobre o tema (o monólogo pode ser original feito pela própria pessoa intérprete ou de outros autores).
O monólogo pode assumir a forma de:
- Um testemunho pessoal sobre um preconceito ou discriminação vivenciada, ou
- Um testemunho baseado na experiência de alguém próximo (familiar, amizade ou comunidade), desde que relacionado com as temáticas do projeto.
- Currículo ou nota biográfica/experiência artística.
Este espetáculo pretende promover a reflexão, o diálogo e a empatia, contribuindo para contextos escolares mais justos, conscientes e inclusivos.
Todas as candidaturas serão tratadas com respeito, confidencialidade e compromisso com a diversidade.
Direção artística e pedagógica
Sérgio Correia nasceu em Lisboa, em 1987. É ator, cantor, bailarino, acrobata aéreo e professor. É mestre em Criação Teatral pela ESMAE, frequentou a licenciatura em Dança na ESD, concluiu o Curso Profissional de Artes Circenses da Escola Chapitô e o Curso de Teatro Musical do Conservatório Vocare.
Em 2005 realizou um estágio profissional na Companhia Olga Roriz, iniciando um percurso artístico sólido e diversificado nas áreas do teatro, dança, circo e performance. Desde então, tem desenvolvido o seu trabalho como artista, intérprete e criador, integrando espetáculos, eventos e projetos multidisciplinares.
Paralelamente à sua atividade artística, desenvolve há vários anos um trabalho consistente na área da formação artística em contexto escolar, trabalhando com alunos/as de escolas, onde leciona teatro e cria processos e espetáculos centrados em preconceitos, inclusão, diversidade e cidadania, através de metodologias participativas e de criação coletiva.
Ao longo do seu percurso pedagógico, trabalhou com públicos diversos, incluindo crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas, bem como com pessoas com deficiência motora e física, em contextos educativos, sociais e comunitários, consolidando uma prática artística inclusiva, acessível e consciente.
Tem lecionado teatro, dança, circo e yoga em múltiplos contextos sociais e etários.
Trabalhou durante cinco anos como ator na Companhia de Teatro Artistas Unidos e é criador dos espetáculos: BROADWAY VAI À CIDADE (teatro musical), CÃES DE RUA, HUMAN PLANET, 2037, Ex-Gay (teatro, circo e voz) e Barbeiro de Lamas (teatro).
Ao longo da sua carreira, colaborou com diversos/as criadores/as e artistas, entre os/as quais se destacam: Ávila Costa, Amélia Bentes, António Pires, António Felipe, Bernardo Gama, Carla Galvão, Cláudio Hochman, Elsa Galvão, Fernando Heitor, Francisco Salgado, João Miguel Mota, Jorge Silva Melo, Olga Roriz, Pedro Gil, Rui Rebelo e Victor Linhares.