Este curso prático é destinado a pessoas de várias áreas que trabalham e contactam com crianças, jovens, adultos ou idosos e usam a pedagogia da arte no seu dia a dia.
Profissionais nas áreas de Arte-Educação, Mediação Cultural, Psicologia, Terapia Ocupacional, Assistência Social e qualquer pessoa que viva em família e partilhe experiências culturais em conjunto encontram aqui ideias, aprendizagem prática e um espaço para a reflexão.
Temas abordados:
- Os fundamentos essenciais da Pedagogia da Arte;
- Perspectivas da Arte-Educação, Educação pela Arte, Educação artística, mediação cultural e Pedagogia da Arte;
- Princípios da arte contemporânea;
- Processos criativos de alguns artistas,
- Contacto com espaços culturais;
- Obras de arte de diferentes formatos, incluindo dança, artes visuais, teatro e land art;
- Práticas artísticas.
Exercícios de observação, fruição, criação, interpretação, visitas de estudo e estudos de caso fazem parte do programa e serão abordados através da experimentação e do diálogo em grupo.
As sessões decorrem uma vez por mês, aos Domingos, no Nextart e, pontualmente, noutros locais culturais na zona de Lisboa.
Formação Certificada.
Destinatários:
Profissionais nas áreas de Arte-Educação, Mediação Cultural, Psicologia, Terapia Ocupacional, Assistência Social e outras pessoas interessadas.
Formadora:
Susana Alves
Vive e trabalha em Lisboa. Licenciada em Psicologia Educacional com formação em Educação pela Arte (ISPA, 2006), é arte-educadora, mediadora cultural e concebe projectos de arte participativos e de envolvimento comunitário. Fundou o Lugar Específico - entre Arte e Educação (Lisboa, 2019) um projecto de arte-educação e Mediação Cultural com vista à aproximação da comunidade às artes contemporâneas. Fundou e administra a Rede dos Colaboradores de Serviços Educativos (RECOSE) e co-fundou a Cooperativa SOU Largo, a qual dirigiu entre 2011/2016. Tem o certificado do Programa de Massagem nas Escolas e experiência em actividades com base na filosofia para crianças. Fez formação em Pedagogia da Dança no Forum Dança, como Contadora de Histórias e diversas formações em gestão e coordenação de projectos. Desde 2005 que tem colaborado com diversos serviços educativos, tais como: Fundação Culturgest, Programa Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Colecção Berardo, Jardim Botânico de Lisboa, Fábrica da Pólvora de Barcarena, concebendo e orientando actividades de mediação cultural para diversos públicos, projectos continuados com escolas, formação para professores e educadores e projectos com público NEE. Fez parte da equipa do programa de Mobilidade de Educadores da Fundação Calouste Gulbenkian, onde deu formação a técnicos de museus no âmbito da mediação cultural em serviços educativos, por todo o território nacional. Participou como oradora em alguns congressos e conferências nacionais e internacionais.