O Curso de Produção Instável é dirigido a qualquer pessoa com interesse na área da gestão e produção cultural, bem como a criadores, produtores e profissionais das artes que pretendam aprofundar os seus conhecimentos nas áreas da gestão, produção, comunicação e técnica das artes performativas.
Com uma abordagem modular e uma forte componente prática, o curso aborda diferentes dimensões da produção cultural, em diálogo com profissionais ligados ao contexto artístico e cultural contemporâneo.
Objetivos
– Desenvolver competências práticas de planeamento, gestão e comunicação de projetos culturais.
– Compreender os mecanismos de financiamento, a nível nacional e europeu.
– Explorar o enquadramento jurídico e político da produção cultural em Portugal.
– Abordar a produção cultural a partir do ponto de vista de teatros de acolhimento, companhias e artistas independentes.
– Dotar os participantes de ferramentas para a integração em contexto profissional.
– Promover a colaboração e a partilha entre colegas, criadores e formadores, com contacto direto com o ecossistema artístico do Porto.
– Estimular o pensamento crítico e a colaboração interdisciplinar.
Estágios e integração profissional
A Instável – Centro Coreográfico procura criar oportunidades de integração dos participantes em mini-estágios, tanto na própria estrutura como em colaboração com parceiros. Estas experiências permitem conhecer de perto o funcionamento de estruturas culturais e diferentes contextos de trabalho na área. Na mais recente edição, foram criadas 18 oportunidades de estágio.
Formadores
O Curso de Produção Instável conta com uma equipa de profissionais das áreas da gestão, produção, comunicação, direito, luz, som e direção de cena. Os formadores mantêm uma ligação direta ao contexto artístico e cultural contemporâneo, partilhando a sua experiência prática e perspetivas sobre os desafios atuais da produção cultural.
Módulos
O curso integra módulos que combinam diferentes áreas da produção e gestão cultural: Produção, Produção em contexto de acolhimento, Produção para espaços informais, Estratégias de Programação, Candidaturas, Melhores práticas na produção cultural, Gestão Financeira, Financiamentos Europeus, Comunicação Cultural, Mediação, Políticas Culturais, Direito na Cultura, Introdução ao Som, Introdução à Luz, Direção de Cena, Projeto e Mapas e Lugares.