Boas práticas em gestão de tempo, recursos e projetos nas artes performativas com Sezen Tonguz
Esta formação propõe uma introdução prática e crítica às ferramentas essenciais de gestão aplicadas ao contexto das artes performativas: planeamento, prazos, comunicação, desenvolvimento de projetos, apresentação a apoios e parceiros e organização de recursos.
Destina‑se a artistas, criadores/as, produtores/as e profissionais emergentes que pretendam fortalecer a sustentabilidade dos seus projetos e práticas.
Conteúdos
Sessão 1 – Gestão do tempo e prazos nas artes performativas
Compreensão de cronogramas, fluxos de trabalho e prioridades nas diferentes fases de um projeto artístico.
Sessão 2 – Recursos, orçamentos e sustentabilidade
Gestão de recursos financeiros, humanos e materiais e desenvolvimento de estratégias de planeamento realistas.
Sessão 3 – Desenvolvimento de projetos, comunicação e contextos internacionais
Estruturação de projetos, preparação de candidaturas e apresentações (pitch) e adaptação de materiais para parceiros e financiadores internacionais.
Sessão 4 – Ferramentas, metodologias e estudo de casos
Apresentação de ferramentas de gestão de projetos, partilha de experiências e discussão coletiva de casos reais trazidos pelos participantes.
Sobre a formadora
Com formação em engenharia ambiental, dança contemporânea e gestão de cultura e artes, Sezen Tonguz frequentou o Programa de Pesquisa e Criação Coreográfica (PEPCC) no Forum Dança (2008–2009). Como criadora, os seus trabalhos foram apresentados na Turquia, Europa, Brasil e Estados Unidos.
Em 2015 iniciou em Lisboa a rede informal de artistas (Re)union, dando origem à atual associação cultural Rede More que continua a dirigir e através da qual vem desenvolvendo projetos nacionais e internacionais.
Mais recentemente, colaborou com o Festival Alkantara (2021, 2022, 2023) e com o Festival Internacional de Artes Performativas de Almada – TRANSBORDA (2022) como produtora; com a Fundação Calouste Gulbenkian (2019), o Lisbon Art Weekend (desde 2021) e diversos artistas independentes de dança como consultora; e desde 2023 com MãoSimMão como responsável pela Comunicação Estratégica e Angariação de Fundos.
É mestre em Comunicação e Artes (2015, Universidade NOVA de Lisboa) e bolseira do programa danceWEB 2019, no âmbito do ImPulsTanz Vienna International Dance Festival. Continua a sua pesquisa e atividade na criação artística e curadoria nas artes performativas.
Datas: 10, 17, 24 e 31 março 2026
Horário: Terças‑feiras, 18h30–21h (10h total)
Modalidade: Online
Idioma da formação: Português e/ou Inglês e Língua Gestual Portuguesa (consoante o grupo)*
Preço: 60€**
* A formação poderá decorrer em português, inglês ou de forma bilíngue, de acordo com as preferências e necessidades do grupo.
** As inscrições realizadas até 15 de fevereiro (inclusive) beneficiam de 10% de desconto.
Formação integrada no projecto SPRING! 2025–2026, com apoio de República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto
Direção-Geral das Artes