MATÉRIA OUTUBRO 2023
Luan Okun & Francisca Pinto
21 de Outubro
15h às 19h
Experimentação | Encontro | Partilha
A Matéria é um projeto de encontros, gratuitos e abertos à comunidade, com regularidade mensal, para a partilha de práticas de diferentes artes performativas, que têm o corpo como veículo primário de expressão e que se ocupam das questões do mundo a partir do corpo e das suas múltiplas dimensões. Uma vez por mês, dois artistas juntam-se, durante 4 horas, para dançar e pensar, com quem se quiser juntar. Em Outubro, a Matéria recebe o Luan Okun e a Francisca Pinto.
Luan Okun, Trans Não binário, nasceu em Ituiutaba no interior de Minas Gerais. Começou os estudos artísticos no ano de 2010. Em 2014, cursou teatro pela Universidade Federal de Uberlândia, onde deu início às produções artísticas e performáticas. Utiliza da corpovivência e das encruzilhadas espiritual como a principal ferramenta para o fazer. Compreendendo que o movimentar de uma corpa dissidente de gênero, racializada e gorda vem do desejo e força individual de romper com estruturas condicionantes ao seu corpo pela normatividade e colonização. Atualmente vive em Lisboa, e pesquisa métodos de sobrevivência a partir da falha, reconexão pélvica e do reconhecimento do cu como potencial político, poético e mágicu.
https://www.instagram.com/luan_okun/
Francisca Pinto nasceu em Lisboa. Bailarina, performer, intérprete e criadora. Formada pela Escola de Dança do Conservatório Nacional e licenciada pela Escola Superior de Dança de Lisboa. Pós-graduada pela FCSH - Universidade Nova de Lisboa, em Comunicação e Artes. Em 2014 conclui o PEPCC no Fórum Dança, orientado por Patrícia Portela e Lia Rodrigues. Desde 2010 colabora em vários projetos enquanto bailarina/performer com Lia Rodrigues, Clara Andermatt, Martine Pisani, Jonas&Lander, Catarina Miranda, Bruno Alexandre, Sofia Dias&Vítor Roriz, entre outros. Praticante de Yoga. Desde 2010, frequenta o Curso de Formação de Instrutores do CPYOGA, em Lisboa. Em 2021 inicia uma colaboração com o bailarino e coreógrafo Francisco Thiago Cavalcanti, e juntamente com Bárbara Cordeiro e Piero Ramella, criam o coletivo UM CAVALO DISSE MAMÃE.
https://pintomfrancisca.wixsite.com/franciscamantaspinto
Data: 21 de Outubro de 2023 (15h às 19h)
Público-alvo: A Matéria é aberta a todas as pessoas, com ou sem formação em artes performativas, de todos os géneros, nacionalidades, profissões, religiões, ocupações, origens étnicas, com ou sem deficiência.
Local: Biblioteca de Alcântara (R. José Dias Coelho 27 – 29, Lisboa)
Preço: Gratuito, mediante inscrição prévia.
Inscrições: até ao dia 18 de Outubro, através do formulário: https://forms.gle/tc7jnPc1gWRj7SvM6
Lotação: A lotação da sala é limitada a 15 participantes. A seleção será feita por ordem de inscrição.
Informações práticas: As pessoas participantes devem trazer roupa confortável que permita moverem-se à vontade.
Co-curadoria: Catarina Vieira, Josefa Pereira, Henrique Furtado Vieira e artistas participantes | Apoio financeiro: República Portuguesa - Cultura I DGARTES – Direção-Geral das Artes | Apoio: Centro Cultural da Malaposta/Minutos Redondos/Câmara Municipal de Odivelas; Biblioteca de Lisboa / CML; Quinta Alegre / CML