TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Procuram-se ilustradores, com ou sem experiência, para projeto colaborativo de banda-desenhada do 1º super-herói português
5 de Maio de 2026

Por


De Conto a Romance

Procuram-se ilustradores, com ou sem experiência, para projeto colaborativo de banda-desenhada do 1º super-herói português

Tipo

Oportunidade

Disciplinas

Ilustração

local

Porto

Morada

https://tinyurl.com/vigilanteBD

Partilhar

Estou à procura de ilustradores, com ou sem experiência, para um projeto colaborativo de novela gráfica (banda-desenhada) do super-herói O Vigilante.

Pretendo publicar um livro de banda-desenhada com cerca de 150 páginas do 1º super-herói português - O Vigilante - e que será o 3º capítulo das suas aventuras já publicadas em formato de conto nos Volumes 2 e 3 da coletânea de contos "De Conto a Romance" (De Conto a Romance).

Este super-herói foi inspirado pelo Batman, Green Arrow e Daredevil, mas é português e atua no Grande Porto. Os seus contos, foram aclamados pela crítica e uma adaptação a argumento para episódio-piloto de TV venceu uma Menção Honrosa no New York Screenwriting Awards Summer 2025 e fez parte da "short list" de 2025 da Barnstorm Fest, o que significa que o público pede por um super-herói português, o primeiro de sempre, ou pelo menos o primeiro que segue os mesmos trâmites da DC ou da Marvel.

Este novo livro será também ele mesmo uma coletânea de arte, sendo que a ideia será que cada ilustrador desenhe um capítulo (entre 10 e 30 páginas). Mas, por agora, o objetivo é reunir uma equipa de ilustradores (entre 5 a 7) para depois avançar para a fase de crowdfunding de forma a obter financiamento para conceber o livro.
Conto remunerar cada ilustrador pelo trabalho, dependendo sempre do montante angariado pelo crowdfunding, mas é importante salientar que o objetivo principal é publicar o livro. É expectável também que cada ilustrador receba o pagamento pela cedência dos direitos de autor por cada venda, mas todas essas condições só poderão ser conhecidas e discutidas quando houver uma equipa e uma editora parceira. Todo este processo será transparente ao longo das diversas etapas.

É importante referir que o projeto também será colaborativo numa fase posterior, já que a estória será moldada de acordo com os patrocínios e a participação do público no crowdfunding (por exemplo, será possível comprar um cameo, no qual alguém participará numa das cenas, ou comprar um patrocínio, fazendo com que os personagens usem os produtos dessa marca). Será, portanto, um projeto muito inovador e apelativo ao público geral.

Não importa se para ti a ilustração é um hobby e queres dar a conhecer o teu trabalho, ou se és um estudante de design e queres fazer portfólio, ou se és um designer profissional ou até um ilustrador experiente interessado em desenhar o 1º super-herói português, se sonhas em ver as tuas ilustrações publicadas em livro e tornares-te num autor publicado então este projeto é para ti!

Juntas-te a mim?

Data de realização

Início de 2027 com duração esperada de 2 a 3 meses, esperando-se a produção de 1/2 pranchas (páginas) por semana

Remuneração

A definir após a fase de crowdfunding (pagamento de bolsa) e negociação com a editora (pagamento pela cedência dos direitos de autor)

Contactos

Site: https://decontoaromance.carlosgalinho.pt/

Instagram: http://instagram.com/decontoaromance

Facebook: https://www.facebook.com/decontoaromance

Data limite de Candidatura

21 de Junho de 2026

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Procuram-se ilustradores, com ou sem experiência, para projeto colaborativo de banda-desenhada do 1º super-herói português

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Parceiros

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Procuram-se ilustradores, com ou sem experiência, para projeto colaborativo de banda-desenhada do 1º super-herói português
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile