Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica

Partilhar
Partimos de Stanislavski, da acção, movida por uma intenção, que na verdade é sempre uma reacção a um estímulo, a um acontecimento. Seguimos em direção à acção tornada psicofísica com Michael Chekhov.
Corpo e Energia (física, emocional e psíquica) que a percepção, através das sensações internas, vai sentindo como uma unidade interligada, dois lados da mesma “moeda”. Observamos então os movimentos dessa energia: pulsa, expandindo e contraindo. Tem densidade variável, do mais denso, com menos vibração (qualidade terra) até alta vibração (qualidade fogo) passando pelas qualidades água e ar. A energia interior move-se e toma formas que podemos, através da imaginação e da identificação, tornar concretas, criando assim a vida interior de uma personagem.
Trabalho de laboratório, usando pequenos textos, encontrando processos interiores que resultam numa actuação orgânica.
A técnica de Michael Tchékhov inspirou actores notáveis como Anthony Hopkins, Yul Brynner, Ingrid Bergman, Jack Palence, Gregory Peck, Marilyn Monroe, Jack Nicholson, Clint Eastwood e Johnny Depp.
Facilitador: Carlos Nicolau Antunes
Mestrado, como bolseiro da Fundação Gulbenkian, pela Middlesex University em Londres em 2005, tendo feito Estudos de Qualificação Avançada na Academia Russa de Arte Teatral (GITIS) em Moscovo. Trabalhou como actor, entre outros, no Teatro da Cornucópia em sete espectáculos. Foi assistente de encenação de Luís Miguel Cintra, António Pires e Fernanda Lapa. Encenou e deu formação a vários grupos de teatro universitário. Foi docente a tempo integral na licenciatura e no mestrado em Teatro na Universidade de Évora entre 2007 e 2012. Tem leccionado e colaborado pontualmente com instituições universitárias como o ISPA-IU, Universidade de Macau, Universidade Nova, Universidade do Minho, Srinakarinvirot University em Bangkok e UNICAMP no Brasil. Lecciona presentemente na Escola Profissional de Teatro de Cascais, na Escola Superior de Educação e na Inimpetus - Escola de Actores. Tem estudado a técnica de Michael Tchékhov desde 2003 com vários mestres e continuadores russos como Natalia Svereva, Oleg Koudriashov e Slava Kokorin e americanos e europeus como Graham Dixon, Lenard Petit, Per Brahe e professores da Micha-Michael Chekhov Association, entre eles duas alunas diretas de Michael Chekhov – Joanna Merlin e Fern Sloan.
Data de realização
Dias 18,19, 20, 25, 26 e 27 de Julho de 2023
das 10 às 14h
Como inscrever-se
enviar um email para carlosnicolauantunes@gmail.com
Preço
150 euros
Contactos
email: carlosnicolauantunes@gmail.com
Data limite de Candidatura
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Parceiros