Bem-vindes ao Cuiring Ecologies: encar(n)ando nossas naturezas complexas - um workshop com Dani d’Emilia, no contexto do ciclo “Corpo por Terra”, curado por Joana Levi.
Este workshop está aberto a corpos e sensibilidades não-binárias, ressonância que pode ser tanto no campo da (des)identificação de gênero quanto de outras formas de perceber e tecer relações no mundo.
Atravessades pelo campo das Ecologias Queer, que combinam a teoria queer/cuir com os estudos ambientais, neste workshop trabalharemos a partir de desafios e potenciais de corpos e sensibilidades não-binárias enquanto possíveis caminhos de desativação do excepcionalismo humano, e reorientação das bússolas vitais em direção a um sentido mais amplo de cuidado, parentesco, relacionalidade e respons(h)abilidade visceral. Através dos conceitos-movimentos de recusa, re-fusão e abscisão, que vem sendo centrais na pesquisa de arte-vida de Dani, dando corpo também ao projeto Abscission que estreará em 2025, reflexionaremos sobre o que podemos e precisamos intimamente e sistemicamente deixar para trás, abrindo assim espaço para que outras formas de coexistência e reciprocidade metabólica possam nos habitar. Do que precisamos nos separar para nos inseparar?
Dani d’Emilia (elu/delu) é artista e (des)educadore, sapatão-não-binárie, brancx-ítalo-brasileire, investigadore das intersecções entre artes do corpo, pedagogias radicais, justiça social e práticas de cuidado eco-relacional. Seu trabalho tem como base a linguagem da performance, é atravessado por senti-pensares transfeministas e decoloniais e guiado pela força da Ternura Radical. Dani integra o coletivo Gestos Rumo a Futuros Decoloniais (CA/BR) desde 2017 e é co-fundadore da companhia de teatro imersivo Living Structures (UK) e do espaço artístico Roundabout.lx (PT). Foi membro dos coletivos La Pocha Nostra (US/MX, 2011-16) e Proyecto Inmiscuir (ES/MX, 2015-17), e colaboradore do AND Lab (Centro de Investigação em Arte-Pensamento & Políticas da Convivência (PT/BR, 2018-21). Atualmente é facilitadore do curso Facing Human Wrongs, vinculado à University of Victoria (CA), e coordena programas de residências que tem como foco investigar modos através dos quais práticas artísticas podem ajudar a nutrir resiliência cognitiva, afetiva e relacional à medida que enfrentamos colapsos sociais e ecológicos cada vez maiores.
+ info www.danidemilia.com
Local: Penhasco Arte Cooperativa - Rua Ferreira Neves 10B - Penha de França, Lisboa;
Condições de acesso: A entrada para a sala de formação possui um degrau à porta do edifício e escadas até à sala;
Inscrições através do formulário: https://forms.gle/RoxxmF97WAPoJXNH6