Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar

“A Nossa Vez” é a designação do concurso lançado hoje pela Capital Europeia da Cultura (CEC) Évora_27 e dirigido a artistas, associações e agentes culturais do Alentejo, com um financiamento de um milhão de euros.
A ‘open call’ (chamada ou concurso aberto, em português) foi apresentada a agentes culturais da região alentejana final do dia de hoje, no Convento de São Bento de Cástris, perto de Évora, pela Associação Évora 2027, que gere a Capital Europeia da Cultura.
Após a cerimónia, o diretor artístico da associação, John Romão, explicou aos jornalistas que o concurso vai apoiar um total de 39 projetos, com montantes que variam entre os 50 mil e os 10 mil euros, estando as candidaturas abertas desde hoje e até 10 de janeiro de 2026.
Os resultados da apreciação do júri, continuou, serão divulgados em março, para que os escolhidos, se o pretenderem, possam desenvolver já alguns processos criativos a partir de abril, enquanto a programação dos projetos vai ser feita entre 06 de fevereiro de 2027 e até final desse ano.
A iniciativa destina-se “aos artistas, coletivos, estruturas, organizações culturais do Alentejo”, disse John Romão, indicando que podem ser propostos projetos das mais variadas modalidades artísticas e cruzamentos artísticos, englobando também parcerias regionais, nacionais ou internacionais.
O objetivo é “reforçar a programação de Évora_27”, disse, realçando que a organização da CEC está “à procura de projetos que vão ser centrais na programação, em paralelo [com os] projetos que já estavam previstos no livro de candidatura”, ou seja, no ‘bidbook’ apresentado e que garantiu a vitória de Évora na ‘corrida’ da Capital Europeia da Cultura.
“Agora, estamos a consolidar a programação através destas diferentes chamadas abertas”, notou o diretor artístico da Associação Évora 2027, lembrando que também já foi lançada, no final de setembro, o concurso “A Nossa Voz”, dirigido à comunidade escolar do Alentejo Central.
Essa ‘call’ destina-se a 20 instituições de ensino dos 14 municípios do distrito de Évora, convidando alunos de diferentes níveis de ensino a explorarem e expressarem as suas visões, sonhos e preocupações sobre o futuro da Europa, a partir do ‘palco’ das suas próprias escolas, divulgou então a associação.
Na iniciativa lançada hoje, segundo John Romão, a intenção é igualmente dar visibilidade ao Alentejo, especificamente “às práticas culturais e artísticas” da região, mas abertas à colaboração com outras realidades e entidades de fora ou representativas de diferentes escalas.
“Queremos estimular, precisamente, essa dimensão mais dialogante entre diferentes artistas e associações, mas o eixo central será sempre o conceito de Vagar”, que é a “bússola” de toda a programação e processo de construção da CEC Évora_27, frisou o diretor artístico.
Durante a cerimónia, no período em que os artistas e agentes culturais puderam colocar perguntas, uma das questões feitas a John Romão foi o porquê de constar um financiamento de dois milhões de euros no ‘bidbook’ para esta ‘call’, mas, afinal, só ter sido disponibilizado um milhão de euros.
Tanto a quem o questionou na altura, como aos jornalistas, mais tarde, que também indagaram o mesmo, o diretor artístico justificou que, “como é público, Évora_27 não reúne o montante financeiro que estava idealizado e plasmado no ‘bidbook’”.
A diferença deve-se “à realidade orçamental”, mas “continuamos muito ativos nessa angariação desses financiamentos, através de candidaturas que temos estado a desenhar”, afirmou, garantindo que a associação está “a trabalhar para reforçar” este milhão de euros, que é agora “o orçamento possível e que dá resposta o mais rapidamente” ao concurso.
Foto: © Évora_2027
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios