Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Partilhar
Data
–
Sinopse
A cena final do espetáculo “Cascas d’OvO”, de Jonas&Lander, inclui a participação de voluntários locais. Ao grupo será pedido que desempenhe atividades quotidianas em palco, tais como falar ao telefone, beber chá em pijama, aspirar, passear o cão, andar de patins, etc. A ideia é recriar um pedaço de vida preenchendo o palco de uma atmosfera caótica.
A preparação deste contributo é feita através de um workshop de movimento orientado por Lander Patrick e Jonas Lopes, através do qual se experimentam técnicas, ferramentas e processos utilizados pelos intérpretes ao longo do processo de criação. Com o intuito de criar um grupo de trabalho que opere sob os princípios que têm regido o trabalho de Jonas&Lander, neste workshop aguçaremos o sentido rítmico dos participantes, vendo a dança como uma manobra musical. Neste workshop, o corpo é trabalhado como um instrumento musical e em exercícios coletivos. Formar-se-ão estruturas de composição sonora que funcionarão também como campos de diálogo. Iremos fechar os olhos e ampliar a sensibilidade sonora. Iremos ouvir o som antes da palavra. Iremos suar muito.
Contactos
Nascida em 1989, A Oficina gere e programa o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, o Centro Cultural Vila Flor com o seu Palácio do século XVIII, a Casa da Memória de Guimarães, o Centro de Criação de Candoso e a Black Box na Fábrica ASA, o Teatro Oficina e um serviço de Educação e Mediação Cultural. É responsável pela organização dos festivais GUIdance, Westway Lab, Festivais Gil Vicente, Manta e Guimarães Jazz. Na cidade faz a Feira de Artesanato e as Festas da Cidade e Gualterianas. A salvaguarda do Património e Artesanato manifesta-se ainda na Loja Oficina, e, desde há 30 anos, no seu nome social: Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães.
Este conjunto de equipamentos e projetos de programação e mediação cultural permite pensar A Oficina, mais do que um projeto de gestão e programação de eventos, como um verdadeiro instrumento de desenvolvimento cultural do território e, pela sua capacidade de intervenção, um parceiro das mais múltiplas dinâmicas artísticas e culturais locais, regionais, nacionais e internacionais, o círculo de uma nova centralidade cultural. Este novo ciclo assume-se assim como um momento de esclarecimento e aprofundamento dessa visão integrada e modificadora do projeto.
VER MAIS
VER MENOS
Mais em
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios