Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Partilhar

Data
–
Sinopse
A sincronização da diversidade.
Os períodos de grandes transformações culturais e sociais exigem da coreografia humana movimentos complexos sujeitos à reinvenção. Essa reinvenção e experimentalismo, para projeção de futuro, tem acelerado, embora haja a sensação de que o futuro em si mesmo é agora uma ideia ultrapassada pela vertigem da desmaterialização.
Neste GUIdance, abordamos a importância do corpo, da sua representação enquanto tecnologia de futuro e a implicação de um conjunto de revoluções sincronizadas no tempo, que afetam o nosso poder cognitivo e a construção da vida em comunidade.
À 15ª edição, fazemos regressar a grandiosidade de presenças passadas (Akram Khan, Marie Chouinard, Olga Roriz, Tânia Carvalho, Joana Von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristovão), que tornam relevante o investimento nas relações e nas matérias que constituem o nosso humanismo. E também abrimos espaço para a descoberta de outras vozes (Janet Novás, Ermira Goro), para que a referida reinvenção e o experimentalismo nos ofereça novas formas de pensar e sentir, como possibilidade de crescimento de todas as nossas diferenças.
A sincronização da diversidade é agora um processo que desafia a nossa evolução e nada melhor do que canalizar essa revolução de diferentes vontades através da dança, e de histórias que podem trazer compreensão aos nossos dias e empatia ao nosso olhar.
A viagem será intensa, tal como em edições anteriores, mas a manifestação expressiva da arte e das diferentes formas do imaginário humano, fará deste GUIdance um enorme campo sensível e um repto à possibilidade de sincronizar coisas improváveis.
Dancemos, então, em sincronia, pela diferença que nos carateriza.
Rui Torrinha
Contactos
Nascida em 1989, A Oficina gere e programa o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, o Centro Cultural Vila Flor com o seu Palácio do século XVIII, a Casa da Memória de Guimarães, o Centro de Criação de Candoso e a Black Box na Fábrica ASA, o Teatro Oficina e um serviço de Educação e Mediação Cultural. É responsável pela organização dos festivais GUIdance, Westway Lab, Festivais Gil Vicente, Manta e Guimarães Jazz. Na cidade faz a Feira de Artesanato e as Festas da Cidade e Gualterianas. A salvaguarda do Património e Artesanato manifesta-se ainda na Loja Oficina, e, desde há 30 anos, no seu nome social: Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães.
Este conjunto de equipamentos e projetos de programação e mediação cultural permite pensar A Oficina, mais do que um projeto de gestão e programação de eventos, como um verdadeiro instrumento de desenvolvimento cultural do território e, pela sua capacidade de intervenção, um parceiro das mais múltiplas dinâmicas artísticas e culturais locais, regionais, nacionais e internacionais, o círculo de uma nova centralidade cultural. Este novo ciclo assume-se assim como um momento de esclarecimento e aprofundamento dessa visão integrada e modificadora do projeto.
VER MAIS
VER MENOS
Mais em
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios